Connect with us

Ciência e Saúde

Equipe do Hospital Pequeno Príncipe participa de reunião em Paranaguá

Autoridades municipais se reuniram com a direção do hospital pediátrico na segunda-feira, 15. Após a reunião, comitiva foi conhecer os locais para as possíveis instalações

Publicado

em

Equipe do Hospital Pequeno Príncipe participa de reunião em Paranaguá

O prefeito Marcelo Roque recebeu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Paranaguá na manhã de segunda-feira, 15, uma comitiva do Hospital Pequeno Príncipe, tendo à frente o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro. Trata-se do maior hospital pediátrico do Brasil, e as tratativas seguem para que uma unidade possa se instalar em Paranaguá. 

O encontro também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Fábio Santos e da secretária de saúde, Lígia Cordeiro, e assessores.

Equipe do Hospital Pequeno Príncipe participa de reunião
Foto: Prefeitura de Paranaguá

O diretor corporativo do Complexo, Dr. José Álvaro da Silva Carneiro, fez uma avaliação da reunião, e de que forma o encontro viabiliza a vinda de uma unidade do hospital ao município.  “Acontecem sempre aproximações sucessivas, e à que eu estou me referido, quantos atendimentos nós fizemos a crianças aqui do município de Paranaguá no Pequeno Príncipe, no ano de 2019 que é o ano de referência, porque 2020 foi um ano muito atípico. Ao mesmo tempo, a prefeitura nos trouxe informações quanto ao número de atendimentos realizados na população de 0 a 18 anos em Paranaguá. Então, para exemplificar, no ano de 2019, nós internamos 2 crianças por dia, em Curitiba. Isso mostra que o atendimento ambulatorial, normalmente é muito maior, pois são internadas algo em torno de 5% das crianças que passam pelo ambulatório. Isso olhando pelo lado de Paranaguá, a cidade possui uma população de 0 a 18 anos em torno de 50 mil pessoas (crianças e adolescentes), que no ano de 2019 foram feitas aqui 70 mil consultas. Quando vamos avançando nos números, a gente vai entendendo que tipo de estrutura é a melhor possível para que esse planejamento, possa ser muito assertivo, muito eficaz e trazer bons resultados”, explica José Álvaro, avaliando a reunião como positiva. “A reunião de hoje foi muito importante por que vai esclarecendo esse caminho entre o desejo e o necessário planejamento para oferecer o melhor possível. Foi muito boa reunião, e agora vamos avançando para os desdobramentos”, completa.

O prefeito Marcelo Roque destacou que são os primeiros passos para a realização de mais um sonho, que é a instalação do Pequeno Príncipe em Paranaguá. Quando o Zé Álvaro fala que vai analisar com carinho nós já temos a visão que vai sair do papel. A reunião hoje foi muito produtiva, trouxemos os dados, apresentados pela secretária Ligia e pelo Gianfrank, que trouxeram todos os números e foram colocados na mesa. Também esteve conosco o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos, sempre acompanhando, pois em um possível convênio precisaremos da Câmara. Também já trouxemos a parte técnica de engenharia civil, pois saindo daqui estamos indo fazer uma vistoria em dois imóveis de nosso município, o da Gabriel de Lara, onde era a Secretaria de Saúde, e também a nova, que existe a possibilidade de termos um complexo, como é a do Erasto e ao lado o Pequeno Príncipe. São possibilidade que vamos mostrar para a equipe que está em Paranaguá. Ficamos muito felizes, pois foi uma reunião produtiva. Nós temos praticamente quase 3 mil crianças que são atendidas no Pequeno Príncipe, podendo ser atendidas aqui em Paranaguá, com mais tranquilidade, evitando também desconforto de ter que sair às  5h, e isso é muito cansativo e atrapalha na recuperação do paciente. Então vejam a importância de se ter um braço do Pequeno Príncipe, que é referência no Brasil inteiro. Ficamos felizes com essa reunião e fica a certeza de que bons frutos virão”, enfatiza Marcelo Roque.

Dirigentes da hospital
Foto: Prefeitura de Paranaguá

O presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Fábio Santos, enfatizou que a união de todos fará a diferença na concretização deste projeto. “Tivemos uma boa reunião. Estivemos aqui em nome de todos os vereadores de Paranaguá, representando a Câmara, e como participei da 1.ª reunião em Curitiba, no Pequeno Príncipe com o diretor José Álvaro, hoje estivemos participando e agora vamos acompanhar os locais que poderão receber a extensão do hospital. Estamos motivados e pensando positivamente, pois, como já foi falado pelo prefeito Marcelo Roque e pelo José Álvaro, será algo muito bom para Paranaguá. Pedimos um pensamento positivo e a oração de todos para que tudo dê certo e que a nossa cidade saía mais uma vez beneficiada, como foi com a vinda do Erasto”, destaca Fábio Santos.

Equipe na secretaria municipal
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Ao final da reunião, a comitiva foi conhecer os locais para as possíveis instalações. 

Leia também: Especialista em Ortopedia e Traumatologia fala das principais causas de dores no ombro