A Prefeitura de Paranaguá e a 1.ª Regional de Saúde lançam na terça-feira, 20, a quarta etapa de vacinação contra a dengue. O prefeito Marcelo Roque participará do evento, que será às 10h, no Terminal Rodoviário Urbano. As doses estarão disponíveis em 18 unidades básicas de saúde e também serão feitas por equipes volantes, que percorrerão locais de grande circulação como escolas, supermercados e empresas.
A meta é imunizar 21 mil pessoas até o final da campanha, em 28 de abril. A primeira etapa da vacinação ocorreu em 2016 e outras duas no ano passado. Podem ser imunizadas pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias, que já tomaram a segunda dose da vacina. À Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) será dada a responsabilidade pela realização da campanha nas unidades básicas. As equipes da 1.ª Regional de Saúde farão a vacinação com as equipes volantes.
Para ser protegido totalmente contra a dengue, o cidadão deve completar o esquema vacinal, com as três doses. Vale lembrar que a vacinação ocorre devido à epidemia registrada no início de 2016, com mais de 30 mil casos notificados, o que resultou na morte de 30 pessoas na cidade, provocando uma grande comoção e um caos no sistema municipal de saúde, tendo em vista que não havia estrutura necessária para o atendimento da população doente.
“É mais uma oportunidade para se proteger e completar o esquema vacinal contra a dengue. Peço à população que ainda não tomou a terceira dose que procure as unidades o quanto antes para se imunizar”, orientou o prefeito Marcelo Roque, destacando ainda outras medidas que a Prefeitura de Paranaguá vem realizando para inibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikunguynya e febre amarela.
Foram mutirões envolvendo não só os agentes de endemias, mas também cargos comissionados e até secretários municipais, para remoção de criadouros de casa em casa e aplicação de inseticida com bomba costal.
Outra ação do prefeito Marcelo Roque para que Paranaguá não volte a ter uma nova epidemia da dengue é a aplicação de inseticida com os carros de “fumacê”. Por duas vezes o Governo do Estado encaminhou suas equipes a Paranaguá para realizar o serviço, que é eficaz para exterminar o mosquito na forma alada.
“Sabemos da eficácia da vacina, que já é comprovada. É importante que os cidadãos façam a sua parte e se vacinem para completar o esquema vacinal”, reforço o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira. Ele lembrou ainda os vários esforços que a Prefeitura de Paranaguá vem tomando desde o início do ano passado para que a cidade não sofra novamente com a proliferação do Aedes Aegypti. “Por determinação do prefeito Marcelo Roque estamos diariamente realizando remoção de criadouros, aplicando ‘fumacê’ e conscientizando a população, que também deve fazer a sua parte”, declarou o secretário.
Sobre a eficácia da vacina, a empresa fabricante, o laboratório francês Sanofi Pasteur, está realizando eventos para prestar esclarecimentos à sociedade de Paranaguá. Há algumas semana foram os profissionais de saúde que receberam a orientação necessária. Há alguns dias foram estudantes universitários, mas em breve serão diretores de escolas municipais, que servirão de multiplicadores para professores e depois alunos. Outros setores da sociedade também serão beneficiados.
UNIDADES BÁSICAS
A vacinação contra a dengue será aplicada nas seguintes unidades básicas de saúde:
Unidade de Saúde Domingos Lopes do Rosário (Serraria)
Rua Barão do Amazonas, 375 – Serraria do Rocha
Unidade de Saúde Helvécio Chaves da Rocha (Banguzinho)
Rua Soares Gomes, 2014 – Bockmann
Unidade de Saúde Norberto Costa (Sete de Setembro)
Rua Ademilde de Araújo, s/n.º – Valadares
Unidade de Saúde Rodrigo Gomes (Valadares)
Rua José Vicente Elias, 857
Unidade de Saúde Evanil Rodrigues (Jardim Araçá)
Rua Washington Luiz , 65 – Jardim Araçá
Unidade de Saúde Simão Aisenman (Vila Guarani)
Rua Eugênio de Souza, 209 – Vila Guarani
Unidade de Saúde Luiz Carlos Gomes (Vila do Povo)
Avenida José da Costa Leite, 1406 – Vila do Povo
Unidade de Saúde Guilhermina Mazzali Gaida (Jardim Iguaçu)
Rua Jatobá, 564 – Jardim Iguaçu
Unidade de Saúde Aline Marinho Zacharias (Vila Garcia)
Rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha, 126 – Vila Garcia
Unidade de Saúde Argemiro de Félix (Santos Dumont)
Avenida General Ivan Jeyuhy Affonso da Costa, 893 – Santos Dumont
Unidade de Saúde Sueli Dutra Alves (CAIC)
Rua José Bento Marcelino Filho, 566 – Nilson Neves
Unidade de Saúde Ubirajara Elias Roque (Branquinho)
Avenida Belmiro Sebastião Marques, 1031 – Divineia
Unidade de Saúde Dr. Elias Borges Neto (Alexandra)
Rua José das Dores Camargo, s/n.º – Alexandra
Unidade de Saúde Antonio Santo Escomação (Maria Luiza)
Rodovia PR-508, Km 7 – Colônia Maria Luiza
Unidade de Saúde Antonio Alves Ferreira (São Miguel)
Ilha de São Miguel
Unidade de Saúde São Miguel Gonçalves (Amparo)
Ilha do Amparo
Unidade de Saúde Flora Neves da Graça (Nova Brasília)
Ilha do Mel (Nova Brasília)
Unidade de Saúde Ana Neves (Encantadas)
Ilha do Mel (Encantadas)
Fonte: Prefeitura de Paranaguá