conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prevenção ao suicídio: Guaraqueçaba realizou passeata “Setembro Amarelo”

Evento teve saída de tarde no Colégio Marcílio Dias e percorreu ruas da cidade

Publicado

em

Na sexta-feira, 22, a Prefeitura de Guaraqueçaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a passeata “Setembro Amarelo” abordando junto a alunos e moradores a importância da prevenção ao suicídio e da valorização da vida. Com o tema “Se precisar, peça ajuda”, o evento teve saída em frente ao Colégio Estadual Marcílio Dias e percorreu ruas do município com a presença da prefeita Lilian Ramos Narloch, bem como autoridades, com realização também de palestras na Marista Escola Social. 

“A passeata teve por objetivo dar visibilidade a este importante tema, pois o suicídio atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Queremos agradecer a todos que participaram em especial à prefeita Lilian Ramos, Secretaria de Ação Social, a Secretaria de Educação, Marista, Colégio Estadual Marcílio Dias, Escola Municipal Antônio Barbosa Pinto, Hospital Regional de Guaraquecaba, funcionários e o apoio da Polícia Militar do Paraná”, informa a Secretaria de Saúde.

De acordo com a pasta, o assunto é tratado como tabu por muito tempo. “Hoje entende-se a importância de falar sobre esse tema delicado. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, detalha.

Números

A Prefeitura ressalta que segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 foram registrados 700 mil suicídios no mundo, isso sem contar casos subnotificados. “No Brasil, houve 15.499 suicídios em 2021, com média de 42 registros diários ou uma morte por lesão autoprovocada a cada 34 minutos. Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponta que no Paraná, o número de suicídios praticamente dobrou entre 2016 e 2021, tendo sido registrados 379 em 2016 e 1.106 casos em 2021, um aumento de 89,45%”, acrescenta. “Em média uma ocorrência é registrada a cada 12 horas no Paraná, sendo o quarto estado com mais suicídios no país. Para cada morte registrada, temos outras 20 tentativas. Uma triste realidade”, finaliza a Prefeitura.

Caso qualquer pessoa precise de ajuda ou falar sobre o tema, basta entrar em contato pelo número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) ou pelo site. A Secretaria Municipal de Saúde possui o número (41) 3482-1620 e o e-mail [email protected].

Com informações da Prefeitura de Guaraqueçaba

Em alta

plugins premium WordPress