Na quarta-feira, 17, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que uma Unidade de Apoio para atendimento à Dengue foi montada no município como uma ala anexa ao Pronto Socorro Municipal. A medida se deve ao aumento de casos suspeitos da doença no município. O espaço servirá para encaminhamento dos pacientes para atendimento clínico, prova do laço e hidratação, caso seja necessário. Na última semana, Guaratuba contabilizou 850 casos de Dengue, algo que reforçou o alerta do município com relação à doença.
“Pessoas com suspeita de dengue devem se dirigir primeiramente para a Unidade Básica de Saúde de sua área de abrangência e, no período noturno, para o Pronto Socorro Municipal. A Unidade de Apoio à Dengue funciona das 7h às 19h apenas como uma ala do PS, recebendo os pacientes que passam pela triagem no mesmo”, afirma a Prefeitura de Guaratuba. O espaço fica localizado na rua Meneleu de Alameda Torres, 72.
“Chegamos a quatro mil casos de Dengue em Guaratuba neste ano epidemiológico. Para vocês terem uma ideia, são mais de 850 casos confirmados apenas na última semana”, afirma o prefeito Roberto Justus, ressaltando o motivo da implementação da unidade de apoio. “Este novo equipamento público vai aumentar as condições de atendimento do paciente com Dengue. Importante dizer que as pessoas primeiro devem se dirigir ao Pronto Socorro Municipal, onde elas vão fazer a triagem e aí confirmando que é suspeita de Dengue, ela vai ser direcionado à unidade e vai ter o atendimento que ela precisa com soro, medicação, consulta médica e tudo mais”, completa.
Segundo o prefeito, as Unidades Básicas de Saúde (UBS`s) realizaram mais de 27 mil atendimentos em 2024. “Para vocês terem uma ideia, para uma cidade como Guaratuba que tem 42 mil habitantes, é uma demanda bastante grande que tem inclusive levado a uma maior espera no atendimento, mas eu posso garantir para vocês, que apesar desta demora que pode acontecer em um dia ou outro, o atendimento está sendo feito a contento, é eficiente e, graças a Deus, nós não tivemos nenhum caso mais grave ou até mesmo de óbito”, explica, agradecendo ao secretário municipal de Saúde, Gabriel Modesto, médicos e equipe técnica da pasta, “pelo trabalho incansável, humanizado e atencioso que vocês estão dando para a nossa gente, para os nossos pacientes”, finaliza Justus.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba