Um mutirão para colocação de dispositivo intrauterino (DIU) será realizado em Paranaguá no dia 18 de maio, sábado, das 7h às 17h. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp). As mulheres que tiverem interesse no método contraceptivo devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Na UBS, a equipe fará o rastreio das mulheres interessadas no procedimento para posterior agendamento no dia do mutirão. A iniciativa será realizada no Centro de Referência à Saúde da Mulher, localizado na Rua João Eugênio, no Centro de Paranaguá, próximo ao Terminal Urbano de Ônibus.
No dia do mutirão, três médicas realizarão o procedimento. O tipo de DIU disponibilizado será o de cobre. Na UBS de referência, é possível tirar dúvidas e fazer outros questionamentos sobre o método.
“O DIU é um método contraceptivo de longo prazo, bastante eficiente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a probabilidade de eficácia é de 99,4%. O dispositivo, uma pequena estrutura em formato de “T”, é inserido no interior do útero da mulher”, divulgou a Prefeitura de Paranaguá.
Quem pode usar DIU?
A Prefeitura de Paranaguá descreveu o perfil das mulheres aptas para inserção do método contraceptivo e deu mais detalhes sobre o procedimento. Podem usar o DIU pacientes em idade fértil a vida sexual ativa. As mulheres deverão passar por consulta com enfermeiro na unidade de saúde para receber mais informações.
No entanto, as interessadas devem apresentar o exame preventivo dos últimos dois anos, com exceção daquelas menores de 20 anos. Adolescentes acompanhadas do responsável também podem estar aptas se estiverem dentro do perfil.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Vantagens do DIU
De acordo com o Ministério da Saúde, o DIU é seguro, eficaz, tem duração de 10 anos e é ofertado gratuitamente na Atenção Primária à Saúde do SUS. Várias vantagens são apontadas na escolha pelo DIU, entre elas deixar de tomar a pílula anticoncepcional, além de ser reversível e, portanto, uma opção para mulheres que querem adiar a gravidez.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá