Ciência e Saúde

Paranaguá passa por levantamento sobre a população de mosquitos

Número de mosquitos cresceu assustadoramente na cidade

c6e3ywmb 1584470378

Em Paranaguá está sendo realizado o Levantamento por Índice de Amostragem (LIA) com técnicos da 1.ª Regional de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde para fazer a medição da população do mosquito Aedes Aegypti, focos e criadouros. O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira falou sobre os resultados obtidos. “O LIA tem nos apresentado resultados bastante preocupantes porque, em alguns bairros da cidade, a população de mosquitos cresceu assustadoramente”, destacou.

Oliveira frisou que a preocupação maior é que a população acabe não se preocupando de forma intensa com a eliminação dos criadouros. “Temos uma ferramenta muito importante que é a vacina, mas outra ferramenta fundamental é a eliminação dos criadouros. Sentimos que a população se acomodou um pouco já que não estamos mais vivendo um momento tão crítico como o registrado no ano passado com a epidemia de dengue e começou a se descuidar dessa eliminação de criadouros que pode ser, inclusive, uma simples tampinha de garrafa, um vaso de planta, calhas ou potes, por exemplo”, destacou. 

CRIADOUROS

O secretário frisou que não adianta outras medidas serem tomadas se a eliminação de criadouros não ocorrer. “A vacina está sendo fornecida, há um trabalho com bomba costal, entre outros, mas precisamos que a população elimine os criadouros em suas residências, comércios, terrenos para que o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela seja eliminado”, enfatizou.

O profissional informou que onde foi verificado que havia muitos mosquitos realizou-se o bloqueio e aplicação de bombas costais e agentes realizaram a remoção de criadouros. “Precisamos lembrar que essas ações são realizadas em momentos críticos, para tentar evitar epidemias, mas a população precisa fazer a sua parte”, enfatizou.

A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti disse que o levantamento iniciou na segunda quinzena de janeiro. “Agora estamos na fase de monitoramento. Na segunda-feira, 13, iniciamos um novo monitoramento com a colocação de armadilhas que foram recolhidas na sexta-feira, 17”, observou.

Ilda disse que o LIA é feito semestralmente. “O levantamento é semestral, mas o monitoramento, o acompanhamento é mensal. Esse levantamento é preconizado como semestral, mas pode ser até trimestral”, comentou.

Foto: Arquivo AEN

Você também poderá gostar

Paranaguá passa por levantamento sobre a população de mosquitos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá passa por levantamento sobre a população de mosquitosAvatar de Redação

Redação