Na sexta-feira, 5, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou que o município terá un novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), algo viabilizado com recursos de R$ 2,6 milhões financiados pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A benfeitoria deverá ser entregue até agosto de 2026, segundo informações divulgadas no local.
O CAPSi ficará localizado próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ezequiel Luiz Dias do Nascimento. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Patricia Muzetti Vianna Scacalossi, o centro surge para atender especificamente crianças e adolescentes até 18 anos, algo que separa o atendimento infantojuvenil do serviço destinado aos adultos.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“O CAPSi veio com a proposta do atendimento das crianças e adolescentes. Hoje, esse público é atendido no CAPS, que atende toda a faixa etária, e agora receberá um espaço dedicado”, destaca a secretária, frisando que a realidade atual parnanguara é de demanda alta por serviços de saúde mental infantil.
Equipes para atendimento
Outro ponto importante é a atuação do município para contratação de profissionais especializados como médicos, psiquiatras e enfermeiros para atuarem no CAPSi, algo que está sendo feito com acompanhamento do MS. “Estamos em tratativas para dar andamento a processos seletivos ou à contratação de empresa para atuar nesse serviço”, detalha a secretária, frisando que esse é um dos eixos de atuação determinados pelo prefeito Adriano Ramos como prioridade.

ECA
“O CAPSi está alinhado às diretrizes da Lei n.º 10.216/2001 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o foco na proteção integral e na reinserção social, buscando evitar internações prolongadas. O novo espaço terá equipe multidisciplinar — terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e médicos — e funcionamento específico para a faixa etária infantojuvenil, com ações para prevenir situações constrangedoras e melhorar o vínculo com o serviço”, explica a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
O município destaca que o tratamento especializado para crianças e adolescentes, com foco em reinserção social e redução de internações, amplia a continuidade de cuidados na Rede de Atenção Psicossocial de Paranaguá. “O CAPSi integra, assim, uma rede de cuidado mais abrangente e acessível para a população infantojuvenil da cidade”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom