Ciência e Saúde

Paranaguá deverá ter novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) em 2026

Prefeitura anunciou investimento de R$ 2,6 milhões viabilizado via Ministério da Saúde (MS)

1capsi de paranagua

Espaço ficará localizado no bairro Leblon (Foto: Wilson Leandro/Secom)

Na sexta-feira, 5, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou que o município terá un novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), algo viabilizado com recursos de R$ 2,6 milhões financiados pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A benfeitoria deverá ser entregue até agosto de 2026, segundo informações divulgadas no local.

O CAPSi ficará localizado próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ezequiel Luiz Dias do Nascimento. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Patricia Muzetti Vianna Scacalossi, o centro surge para atender especificamente crianças e adolescentes até 18 anos, algo que separa o atendimento infantojuvenil do serviço destinado aos adultos. 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“O CAPSi veio com a proposta do atendimento das crianças e adolescentes. Hoje, esse público é atendido no CAPS, que atende toda a faixa etária, e agora receberá um espaço dedicado”, destaca a secretária, frisando que a realidade atual parnanguara é de demanda alta por serviços de saúde mental infantil.

Equipes para atendimento

Outro ponto importante é a atuação do município para contratação de profissionais especializados como médicos, psiquiatras e enfermeiros para atuarem no CAPSi, algo que está sendo feito com acompanhamento do MS.  “Estamos em tratativas para dar andamento a processos seletivos ou à contratação de empresa para atuar nesse serviço”, detalha a secretária, frisando que esse é um dos eixos de atuação determinados pelo prefeito Adriano Ramos como prioridade.

2secretaria saude
“O CAPSi veio com a proposta do atendimento das crianças e adolescentes. Hoje, esse público é atendido no CAPS, que atende toda a faixa etária, e agora receberá um espaço dedicado”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Patricia Muzetti Vianna Scacalossi (Foto: Folha do Litoral News)

ECA

“O CAPSi está alinhado às diretrizes da Lei n.º 10.216/2001 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o foco na proteção integral e na reinserção social, buscando evitar internações prolongadas. O novo espaço terá equipe multidisciplinar — terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e médicos — e funcionamento específico para a faixa etária infantojuvenil, com ações para prevenir situações constrangedoras e melhorar o vínculo com o serviço”, explica a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

O município destaca que o tratamento especializado para crianças e adolescentes, com foco em reinserção social e redução de internações, amplia a continuidade de cuidados na Rede de Atenção Psicossocial de Paranaguá. “O CAPSi integra, assim, uma rede de cuidado mais abrangente e acessível para a população infantojuvenil da cidade”, finaliza. 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom


Paranaguá deverá ter novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) em 2026Avatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Paranaguá deverá ter novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) em 2026

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar