No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia. A partir daquele momento, a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo mudou. A incerteza de quanto tempo duraria a pandemia, como se proteger, o que fazer, como ficaria a economia tomaram conta da mente de milhares de pessoas naquela época. Hospitais começaram a ficar superlotados e o sistema de saúde entrava em colapso. Foi nesse momento que a ciência, a medicina e a veracidade dos fatos foram cruciais. A primeira vacina contra a Covid-19 foi aplicada no Brasil em janeiro de 2021.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá presta uma homenagem a todos os profissionais da saúde que atuaram na linha de frente do combate a Covid-19, que nesta semana completa cinco anos de seu início.
“Foram tempos de incertezas, desafios e muitas perdas, mas também de solidariedade, aprendizado e superação. Graças à dedicação e ao compromisso de cada médico, enfermeiro, técnico, auxiliar, agente comunitário, motorista, profissional da limpeza e demais servidores da saúde, milhares de vidas foram cuidadas e protegidas. Reconhecemos o esforço, a coragem e a resiliência de todos que enfrentaram esse momento com bravura, colocando o bem-estar da população acima de tudo. Hoje, seguimos avançando, com um sistema de saúde mais forte e preparado, construído pelo esforço de cada um de vocês. Nosso respeito e gratidão a todos que fizeram e continuam fazendo a diferença. Obrigado!”, expressou a secretaria.
Segundo dados da OMS, até 2025 mais de 39 milhões de pessoas foram infectadas pela doença no Brasil e mais de 715 mil pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19.
LITORAL DO PARANÁ
Segundo dados divulgados no boletim epidemiológico pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no dia 21/01/2025, a primeira Regional de Saúde de Paranaguá, que abrange todo o litoral, contabiliza 83.845 casos confirmados e 1.399 óbitos desde o início da pandemia.
Confira os dados da Covid – 19 de forma detalhada nas regiões do litoral do Paraná desde o início da doença:
- Antonina – 5.414 casos confirmados e 81 óbitos;
- Guaraqueçaba – 1.360 casos confirmados e 20 óbitos;
- Guaratuba – 14.103 casos confirmados e 211 óbitos;
- Matinhos – 10.480 casos confirmados e 172 óbitos;
- Paranaguá – 35.319 casos confirmados e 705 óbitos;
- Pontal do Paraná – 10.975 casos confirmados e 142 óbitos.