Já realizado em outros municípios do Paraná, o Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas de catarata pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) já beneficiou muitos pacientes que necessitavam deste procedimento para ter melhor qualidade de vida. Nesta semana, será a vez de Paranaguá receber o mutirão no Hospital Regional do Litoral (HRL) entre os dias 26 e 29 de março.
Após passar por consulta, o paciente será avaliado e, se houver realmente a necessidade e condições clínicas para a cirurgia, o procedimento será realizado em seguida.
A ação é organizada pela Sesa e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) de Paranaguá. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, na semana passada os servidores da Coordenação de Atenção Primária e da Ouvidoria entraram em contato com pacientes que foram selecionados anteriormente para avisar sobre a retirada do comprovante de consulta na sede da Secretaria Municipal de saúde.
Desde o início do mutirão de cirurgias eletivas, pelo menos 35 mil cirurgias de catarata já foram feitas no Estado
O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, lembrou que o cadastramento de pacientes com esse problema oftalmológico foi realizado no ano passado nas unidades básicas de Paranaguá. “Foram 1.997 pessoas cadastradas. A Secretaria de Estado da Saúde selecionou um total de 200 pacientes, pelo critério de idade, que na próxima semana serão atendidos. Felizmente essas pessoas terão a oportunidade de resolver esse problema de saúde e estamos dando todo o suporte necessário”, destacou o secretário.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que durante o mutirão serão beneficiados 600 pacientes. Para atender toda a demanda, aproximadamente 100 profissionais de saúde estarão diretamente envolvidos.
REDUÇÃO DA FILA DE ESPERA
Vale lembrar que o Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas já foi realizado no litoral paranaense no município de Guaraqueçaba em setembro do ano passado. No local, foram realizados 364 procedimentos, somadas a primeira e segunda etapas. O objetivo, segundo o Estado, é reduzir a fila de espera do SUS na área de oftalmologia, sobretudo com a oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata. O grande volume de cirurgias se deve ao acúmulo na demanda, reprimida há mais de cinco anos.
A Sesa destacou ainda que, neste ano, após atender o município de Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, será a vez de Antonina receber o mutirão em abril, com expectativa de mais 600 atendimentos.
HOSPITAL REGIONAL
O Hospital Regional do Litoral divulgou que a entrada dos pacientes elencados para atendimento durante o mutirão e veículos de transporte será realizada pela Rua dos Expedicionários, 222. “Haverá toda a estrutura e conforto para os pacientes no local visando a promover quatro dias de assistência à saúde com segurança e qualidade”, comunicou o diretor geral do HRL, Rodrigo Gomes da Silva.