conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Matinhos prorroga vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro

Secretaria de Saúde alerta para a baixa adesão dos grupos-alvo

Publicado

em

Foto: Ilustrativa/Ministério da Saúde - Marcos Lopes/MG

Na segunda-feira, 19, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será prorrogada até 30 de setembro no município. A medida ocorre devido à baixa adesão do público-alvo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando a imunização contra a Poliomielite de crianças com idade abaixo de cinco anos e a Multivacinação do público infantil e de adolescentes na faixa etária abaixo dos 15 anos.

A imunização pode ser realizada pelos pais e responsáveis de adolescentes em crianças  em todas as unidades de saúde de Matinhos das 9h às 17h. “Considerando a baixa adesão dos grupos-alvo, e respectivamente os resultados alcançados de coberturas vacinais na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) informa sobre a prorrogação até o dia 30 de setembro de 2022”, informa a Secretaria de Saúde.

Segundo a pasta, em todo o Brasil, até o dia 2 de setembro deste ano, foram vacinadas 3.761.546 milhões de crianças menores de cinco anos de idade para a Poliomielite, algo que representa uma cobertura vacinal alcançada de 32,5 % que está abaixo da meta de 95% apontada pelo Ministério da Saúde (MS). “Quanto à Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, foram vacinadas 537.252 pessoas em um total de 1.032.891 doses aplicadas”, completa o município.

“O Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância e o benefício da vacinação dos públicos-alvo das campanhas, para a manutenção da eliminação da poliomielite, uma vez que a doença permanece como uma prioridade política, nacional e internacional, e a erradicação só será possível mediante esforços globais, e pela necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e respectivamente melhorar as coberturas vacinais”, finaliza a Secretaria de Saúde de Matinhos.

O que é

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Com informações da Prefeitura de Matinhos e Secretaria de Saúde do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress