conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mais de mil pessoas se vacinaram contra a gripe em Paranaguá no sábado

Dia D mobilizou a população também para as doses contra a Covid-19 e Sarampo

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

O Dia D de vacinação foi realizado no último sábado, 11, nos municípios do Paraná para atualização da carteirinha. Em Paranaguá, a ação resultou na aplicação de 541 vacinas contra a Covid-19, 1.084 contra a Gripe, 446 contra o Sarampo (VTV) e 325 vacinas de rotina. No total, foram 2.396 pessoas imunizadas.

Todas as unidades de saúde ficaram abertas das 9h às 16h no sábado para receber a população. Na Subprefeitura, no bairro Nilson Neves, e no Terminal Urbano de Ônibus, no centro de Paranaguá, ficou disponível a vacina contra a Covid-19, todas as etapas, desde a primeira até a quarta dose, conforme a idade e documento.

O Dia D contemplou as campanhas vigentes (Covid-19, Influenza e Sarampo) e as vacinas de rotina, conforme o calendário de imunização. 

“Ficamos felizes com o resultado, contudo cabe um reforço aos pais e responsáveis quanto a imunização das crianças com as vacinas de rotina. Orientamos que fiquem atentos a carteirinha de vacinação dos seus filhos e, caso esteja na data ou atrasada, busquem a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para atualizar aquelas doses que a crianças ainda não receberam”, disse a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A vacinação contra a gripe, de rotina e sarampo continuam nas unidades básicas de saúde.  Já a imunização contra a Covid-19 ocorre no Terminal Urbano, no Centro e na Subprefeitura, no Nilson Neves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Subprefeitura, no Nilson Neves, segue com a vacinação contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Meta é ampliar a cobertura

Na última semana, o Paraná anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo, que teve início no dia 4 de abril e agora deve seguir até o dia 24. Em dois meses, a vacinação contra as duas doenças atingiu apenas 53% e 38% de cobertura. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% e 95% do público-alvo, respectivamente.

Quanto à vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou a necessidade da continuidade, que tem cobertura da dose de reforço de 50,60%.

De acordo com a Sesa, também estão baixas as coberturas das vacinas de rotina: BCG (77,23%), Febre Amarela (71,38%), Hepatite A (77,39%), Hepatite B (57,18), Meningocócica (78,77%), Pentavalente (78,23%), Pneumocócica (80,46%), Poliomielite (77,19%), Rotavírus (78,41%), Tríplice Viral (82,45%) e HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e AEN