Até o dia 27 de outubro, mais de 300 mil paranaenses devem ser vacinados contra a dengue em 30 municípios. Em Paranaguá, a meta é vacinar 64.674 pessoas de 9 a 44 anos. Com o início da 3.ª fase da Campanha de Vacinação contra a Dengue no dia 20, em dois dias de trabalho, as equipes de saúde já imunizaram 1.038 pessoas com a terceira dose e outras 178 com a segunda.
Ao todo, devem ser vacinados em Paranaguá, 23.340 pessoas com a segunda dose e 41.334 com a terceira. É fundamental que o público-alvo complete as três doses estipuladas pelo laboratório Sanofi Pasteur, que desenvolve a vacina, para ficar imune aos quatro sorotipos da doença.
Para isso, o acesso à campanha foi facilitado, assim como nas anteriores, com equipes de saúde em diversas localidades, mobilizando para que a população se previna desta doença que já vitimou 30 cidadãos no litoral durante o período de epidemia.
Ao se vacinar, o indivíduo realiza um verdadeiro ato de cidadania, pois protege não só a si mesmo como também ajuda a controlar a doença em toda a comunidade que vive, pois auxilia na diminuição da circulação viral.
PONTOS DE VACINAÇÃO
Todas as unidades de saúde de Paranaguá disponibilizam a vacina contra a dengue. No entanto, ainda há a possibilidade de tomar a dose em algum dos pontos espalhados pelo município, em horários e locais alternativos, que facilitam o acesso dos moradores.
Há escala de vacinação para este sábado em estabelecimentos comerciais e praças. A Feira da Catedral receberá uma equipe de saúde das 8h30 às 12h. Quem estiver no centro da cidade, poderá recorrer à equipe que estará no Calçadão das Hugo Simas, das 9h às 17h. O Shopping Estação Mall também tem oferecido um espaço para a saúde, das 12h às 20h e continuará no sábado.
Na Ilha dos Valadares, além das unidades de saúde, os moradores poderão se imunizar na Praça Ciro Abalém, das 9h às 17h. A Praça Tupi, na Vila Guarani, está desde o início da campanha com um posto de vacinação, das 9h às 17h. O supermercado Mufatto terá das 9h às 17h. Além de uma equipe volante que passa de casa em casa em diversos bairros das 9h às 17h.
EFICÁCIA DA VACINA
A dengvaxia, nome dado à vacina contra a dengue, foi aprovada em dezembro de 2015 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e começou a ser disponibilizada em agosto de 2016 após o anúncio pelo Governo do Estado do Paraná de compra das doses. Foram 20 anos de pesquisa para comprovação da efetividade da dengvaxia.
Com as três doses, população fica imune aos quatro sorotipos da doença
A estratégia do Estado para o controle da dengue é vacinar moradores em 30 cidades. Além de Paranaguá, estão Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, Maringá, Londrina, Cambará, entre outras. Durante o lançamento da campanha no ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde explicou que a escolha dos municípios foi baseada em três critérios. O primeiro de histórico de três ou mais epidemias nos últimos cinco anos, municípios com 500 ou mais casos por 100 mil habitantes e número de hospitalizações por dengue grave.