A 23.ª Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe começou no dia 12 de abril e seguirá até 9 de julho para vacinar a população alvo. A estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 4,4 milhões de paranaenses devem tomar a vacina e o objetivo é alcançar 90% de pessoas imunizadas, o que diminui drasticamente as chances de ocorrências mais graves. Em Paranaguá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o momento foram aplicadas 13.260 doses da vacina.
A Campanha Nacional contra a Gripe iniciou com crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores na área da saúde. Na segunda fase, ingressaram os idosos com idade a partir dos 60 anos e professores.
“Nesta terceira etapa estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas”, informou a diretora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Simião da Silva.
A população que faz parte dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde pode receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira. É importante que o cidadão busque o local com documento original com foto, Cartão SUS e, preferencialmente, a carteira de vacinação.
“É preciso um intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina da gripe e a contra a Covid-19. Paranaguá tem adotado um intervalo de aproximadamente 30 dias entre os dois imunizantes”, explicou a diretora de Enfermagem da Semsa.
Litoral
Com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a 1.ª Regional de Saúde, com sede em Paranaguá, mas com abrangência para os sete municípios da região litorânea, registrou apenas 27,1% da população alvo vacinada até a segunda semana de junho, isso representa 30.403 doses aplicadas, sendo que a meta é atingir 112.384 moradores do litoral que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a Gripe.
Gripe
A gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, contagiosa e que pode afetar pessoas de todas as idades. O número de casos de influenza tende a aumentar no inverno, pois com as temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados favorecendo a transmissão viral. A infecção pode acarretar hospitalização e morte, principalmente entre os grupos de maior risco como os muito jovens, idosos ou doentes crônicos e, além de manter os locais arejados, a higienização das mãos e dos ambientes, a vacina é a melhor prevenção para evitá-la.