conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mais de 10 mil pessoas tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá

Público acima de 40 anos já pode receber o imunizante

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

De acordo com o Vacinômetro, divulgado pela Prefeitura de Paranaguá, 10.115 moradores no município já tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19, ou a segunda dose de reforço, como também é chamada. Os dados estão relacionados até o dia 22 de junho, data da última atualização.

Quanto as outras doses, 133.489 pessoas já foram vacinadas no município com a primeira dose; 125.337 com a segunda dose; e 65.611 com a terceira dose.

Inicialmente, a quarta dose foi aplicada para idosos e trabalhadores da saúde. No dia 21 de junho, foi liberada para pessoas acima de 40 anos, desde que tenha intervalo de quatro meses após a terceira dose. 

 Estudo da Fiocruz mostrou que a vacinação é importante mesmo para quem já teve Covid-19
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá ocorre no Terminal Urbano, no Centro da cidade, e na Subprefeitura, no Nilson Neves, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ainda continuam disponíveis as demais fases de imunização: primeira dose a partir dos cinco anos, segunda dose conforme o calendário vacinal e terceira dose após quatro meses da segunda dose.

Por que tomar a dose de reforço?

Uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas, verificou que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a infecção causada pelo vírus e ajuda também na proteção contra as variantes Delta e Ômicron. O estudo mostra que a vacinação é importante mesmo para quem já teve Covid, pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença.

O estudo mostrou que seis meses após a aplicação da segunda dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Mas, com a dose de reforço, a proteção é restabelecida.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Agência Brasil.