Ciência e Saúde

Litoral registra 466 casos de Dengue na última semana, aponta Sesa

Aumento de registros confirmados em comparação ao período anterior é de 95,8%

9up8nj1f

Na terça-feira, 12, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgou o Informe Técnico n.º 33 sobre a situação da Dengue em todo o Paraná. De acordo com as informações técnicas, a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Sesa, responsável pela gestão dos sete municípios do litoral, confirmou que na última semana entre 4 a 11 de abril, a região teve mais 466 casos da doença, um aumento que, em comparação ao período anterior (28 de março a 4 de abril), representa um aumento de 95,8% no número de registros confirmados de Dengue.

Paranaguá segue sendo o município com mais casos confirmados da doença no litoral. Nos últimos sete dias, segundo o Informe da Sesa, a região contabilizou 466 novos casos de Dengue em Paranaguá (385), Matinhos (49), Guaratuba (15), Pontal do Paraná (8), Antonina (7) e Guaraqueçaba (2). 

A região registrou mais oito casos de Dengue com Sinais de Alerta (DSA) na última semana em Paranaguá (4), Pontal do Paraná (1), Matinhos (1), Guaraqueçaba (1) e Guaratuba (1).  Atualmente, a Sesa investiga mais 1.493 casos suspeitos de Dengue no litoral do Paraná.

923 casos de Dengue no litoral desde agosto de 2022

De acordo com a Sesa, no atual período epidemiológico, que analisa a situação da Dengue no litoral e em todo o Paraná desde 16 de agosto de 2022 até esta terça-feira, 11, o litoral apresenta o total de 923 casos da enfermidade registrados em Paranaguá (755), Matinhos (116), Guaratuba (33), Pontal do Paraná (28), Antonina (13), Guaraqueçaba (4) e Morretes (1). Uma morte foi registrada devido à Dengue em Paranaguá.

Foram contabilizados na região 28 casos de Dengue com Sinais de Alerta (DSA)  em Paranaguá (14), Matinhos (9), Pontal do Paraná (2), Guaraqueçaba (2) e Guaratuba (1). Além disso, até agora, o litoral registrou um caso de Dengue Grave (DG) em Paranaguá.

Sete casos de Chikungunya em investigação

A região não conta, desde agosto de 2022, com nenhum caso confirmado de Chikungunya ou Zika Vírus. Segundo o último informe, atualmente sete possíveis casos de Chikungunya estão sendo investigados em Paranaguá (3), Guaratuba (3) e Morretes (1). 

Paraná 

O último informe apontou que o Paraná confirmou mais mais 3.660 novos casos de Dengue. “O Estado apresenta o total de 17.692 casos confirmados da doença, 26% a mais que o boletim anterior, que trazia como total 14.032 confirmações. Todas as 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados. No total, 242 municípios registraram pessoas com a doença, o que representa 60% dos municípios paranaenses. Até o momento, o Estado possui 12 mortes por dengue. Não houve confirmação de novos óbitos neste informe”, acrescenta a Sesa.

“O novo boletim confirmou ainda, 37 novos casos de chikungunya, somando 144 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 74 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 44 são considerados importados. Há ainda, 775 casos em investigação”, aponta a pasta.

“O Governo do Estado mantém o alerta e a vigilância apoiando as ações de combate e controle da dengue e chikungunya em todas as regiões e municípios. Precisamos unir forças com a população para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que em sua maioria, estão nos quintais das casas. Por isso, inspeções diárias nos quintais em busca de criadouros é fundamental para evitar a proliferação do vetor”, finaliza o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O boletim da Sesa na íntegra pode ser acessado no site da Sesa .

Com informações da Sesa/AEN

Você também poderá gostar

Litoral registra 466 casos de Dengue na última semana, aponta Sesa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Litoral registra 466 casos de Dengue na última semana, aponta Sesa

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.