Os sete municípios do litoral do Paraná alcançaram 23.271 vacinados contra a gripe desde o início da campanha até a terça-feira, 23. O número está distante do esperado pelos órgãos de saúde. A meta é imunizar 116.602 pessoas da região que fazem parte do público-alvo, entre eles idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. A vacina está disponível, gratuitamente, nas unidades básicas de saúde.
Os dados são da 1.ª Regional de Saúde, que divulgou ainda que a cobertura vacinal da gripe na região do litoral paranaense está em 21,18%. De acordo com a 1.ª Regional, ainda não há previsão de ampliar a imunização para outras faixas etárias. A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de maio.
A vacina contra a gripe aplicada no SUS (Sistema Único de Saúde) neste ano durante a campanha é a trivalente. Este tipo protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Público-alvo
Fazem parte do público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas.
Também compõem grupos prioritários pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; quilombolas; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Síndrome Respiratória
Dados do último boletim da gripe, divulgado no dia 11 de abril pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), indicam que foram notificados 4.628 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados residentes no Paraná. Destes, 99 (2,3%) foram confirmados para Influenza; 19 (0,4%) como SRAG por outros agentes etiológicos; 931 (21,8%) como SRAG por Covid-19; 423 (9,9%) como SRAG por outros vírus respiratórios; 1.685 (39,5%) como SRAG não especificado; e 1.111 (26,0%) estão em investigação aguardando confirmação laboratorial.
Com informações da Sesa