Ciência e Saúde

Litoral do Paraná tem sete casos confirmados de dengue

Número de notificações da doença no Paraná subiu 31% em sete dias (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá)

No litoral do Paraná, já foram notificados 525 casos de dengue, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Destes, sete foram confirmados, sendo um de dengue grave. Paranaguá concentra o maior número de casos (6), seguido de Matinhos (1).

O caso grave é referente a uma idosa, de 64 anos, moradora em Paranaguá. No panorama do Estado, o novo boletim confirma seis novos óbitos de dengue nos municípios de Jesuítas, Peabiru, Maringá, Ivatuba, Paiçandu e Sertaneja, totalizando 13 mortes no Estado. Os dados apontam 20.563 casos confirmados, 5.866 a mais que na última semana e 3.446 em investigação. O número de notificações subiu para 64.825, um aumento de 31,05% em sete dias.

Aumentou também o número de municípios em epidemia: 62 estão nessa situação, 12 a mais que o último boletim (Nova Aurora; Engenheiro Beltrão; Cruzeiro do Oeste; Cianorte; Loanda; Nova Aliança do Ivaí; Nova Londrina; Querência do Norte; Flórida; Santa Inês; Tupãssi e Jardim Alegre).

Controle

O setor de dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, afirmou que as equipes, nesta semana, estão na Ilha dos Valadares, mas infelizmente as chuvas não têm colaborado. Neste caso, as equipes permanecem nas Unidades Básicas de Saúde, fazendo orientação e panfletagem.

Quando há suspeitas da doença, as equipes ficam responsáveis por fazer o bloqueio da região onde o morador reside, fazendo a remoção dos criadouros. Além de fazer um bloqueio com a bomba costal para eliminar o mosquito alado.

foto%201%20dengue%20foto%20prefeitura%20matinhos Em Matinhos, os bairros Tabuleiro e Vila Nova foram monitorados com alto risco para proliferação da dengue (Foto: Divulgação/Prefeitura de Matinhos)

Matinhos

Já em Matinhos, segundo informações divulgadas pela prefeitura, a comissão gestora municipal de políticas de enfrentamento à dengue e outras endemias realiza, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, o projeto“Meu bairro sem Aedes aegypti: Combater a Dengue é dever de todos”. A ação acontece nos bairros Tabuleiro e Vila Nova e tem por objetivo a eliminação de criadouros da dengue.

Os bairros mencionados estão em situação de alerta de acordo com os monitoramentos da dengue em Matinhos, com alto risco para proliferação da dengue. Os moradores são orientados a deixar seus resíduos em frente a sua residência, os quais serão recolhidos pela Secretaria do Meio Ambiente a partir do dia 18 de fevereiro. “Contamos com o apoio da população nessa mobilização social de combate à dengue”, frisou a Prefeitura de Matinhos.

Novo inseticida

O Ministério da Saúde enviou aos Estados o inseticida “cielo” que irá contribuir com o combate à dengue. A expectativa é que ele chegue ao Paraná no mês de março. Segundo a Sesa, nessa semana ocorre uma capacitação com profissionais das regionais de saúde sobre o manejo do novo produto.

O novo inseticida é composto por princípios ativos diferentes do usado anteriormente, pois vem pronto para uso em Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “fumacê”.

O Estado segue as instruções do Ministério da Saúde, conforme a nota informativa n.º 103, que reitera “a necessidade do uso racional do controle químico e ressalta aos responsáveis técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que busquem, cada vez mais, incitar a realização sistemática das demais medidas de controle preconizadas antes de utilizar o controle químico”.

Campanha

O Paraná iniciou no ano passado a campanha “Dengue Mata” com o propósito de conscientizar as pessoas para a eliminação de focos do mosquito ressaltando os riscos que a doença traz. “A campanha é voltada totalmente para a necessidade de mudança de atitude da população, sobre o que cada um de nós pode fazer para combater o mosquito Aedes aegypti. Insisto que a melhor e mais eficiente forma de combater o mosquito e os criadouros é pela remoção mecânica”, informou Beto Preto.

Com informações da Sesa

Você também poderá gostar

Litoral do Paraná tem sete casos confirmados de dengue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.