Na terça-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o Informe Epidemiológico n.º 011/2020-2021 sobre a situação da dengue em todo o Paraná. Segundo os dados técnicos, o litoral paranaense contabiliza 293 casos em investigação de dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A análise abrange o período entre o dia 1.º e 8 de dezembro.
Com relação à dengue, a região totaliza 153 casos no período analisado pelo boletim entre o final de julho e o início da segunda semana de 2020. O único município que conta com pacientes com a enfermidade até o momento na região é Paranaguá.
O litoral do Paraná tem 293 casos em investigação da doença, sendo Paranaguá (269); Pontal do Paraná (13), Guaratuba (3), Matinhos (3), Guaraqueçaba (2), Morretes (2) e Antonina (1). De acordo com a Sesa, nenhuma morte por causa da dengue foi registrada na região.
O Informe Epidemiológico n.º 011/2020-2021 da Secretaria de Estado da Saúde indica que no litoral não há confirmações de febre Chikungunya e de Zika Vírus.
Paraná
Segundo a Sesa, o Paraná totaliza 1.251 casos da doença no atual período epidemiológico. São 59 novos casos confirmados no Estado; este é o menor número de registro de casos semanais do período e menor desde agosto do ano passado.
“A Sesa mantém o monitoramento constante dos dados epidemiológicos, mas é importante ressaltarmos que vivemos um momento muito impactado pela Covid-19 em todos os setores e, principalmente, na saúde. Os dados são preliminares e vamos avaliar como o cenário da dengue se comportará nas próximas semanas”, avaliou o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.
O boletim da dengue apresenta notificações em 311 municípios das 22 Regionais e Saúde do Estado. São 13.357 notificações, 1.054 a mais que o informe anterior. No Paraná são 4.132 casos da doença que estão em investigação.
Leia também: Ministério cria comitê técnico para acompanhar a vacina de Oxford