conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral confirma 184 novos casos de Dengue em uma semana

Com relação à doença, a região totaliza 3.864 casos desde o mês de agosto de 2020, período epidemiológico que seguirá até o final de julho deste ano

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) divulgou na tarde de terça-feira, 22, o Informe Epidemiológico n.º 037/2020-2021 sobre a situação da dengue em todo o Paraná.

Segundo os dados técnicos, o litoral paranaense contabiliza 3.864 casos confirmados de dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, sendo 184 novos infectados em uma semana.

Em Paranaguá são, ao todo, 2.768 casos. A análise abrange o período entre o dia 15 a 22 de junho.

Com relação aos números, os casos totalizados são registrados desde o mês de agosto de 2020, período epidemiológico que seguirá até o final de julho deste ano.

O município que conta com mais pacientes com a enfermidade até o momento na região é Paranaguá (2.768), na sequência vem os municípios de Morretes (356); Antonina (336); Guaratuba (272); Pontal do Paraná (102); Matinhos (20) e Guaraqueçaba (10).

Os municípios de Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaratuba estão em epidemia de Dengue em decorrência do número alto de infectados na região.

Paraná

O Informe da Semanal da Dengue aponta que o Paraná soma 24.365 casos da doença no período epidemiológico. São 1.227 casos a mais que a semana anterior.

Do total de casos, 21.429 são autóctones, o que significa que as pessoas contraíram a doença nos municípios de residência. Estes casos estão em 243 municípios do Estado.

Alerta

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reitera que a dengue é uma doença grave, que pode ser evitada com a colaboração de todos. “Reafirmo a principal orientação para a contenção de casos de dengue, que é a eliminação dos focos que acumulam água parada, como em vasos de planta, caixas d´água ou reservatórios destampados ou pneus velhos deixados no quintal. Precisamos intensificar o cuidado, ainda mais neste momento em que a saúde pública está enfrentando uma pandemia de Coronavírus”, afirmou Beto Preto.

Segundo o Informe semanal, 283 municípios do Paraná apresentam casos confirmados de dengue, nas 22 Regionais de Saúde do Estado.

O Paraná apresenta ainda 86.547 casos notificados para a doença.

Sintomas

A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo.

Os sinais de alerta da dengue apontando evolução para quadros mais graves associam dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros. Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

Com informações da Sesa

Foto: Instituto Oswaldo Cruz

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress