conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Jovem de Pontal do Paraná realiza missão simulada ao planeta Marte

Juliana Leonet faz parte da iniciativa “Habitat Marte”

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal

Na segunda-feira, 29, a jovem de 20 anos, Juliana Leonet, moradora em Pontal do Paraná, passou a integrar oficialmente a missão “Habitat Marte”, realizando um exercício simulado no “planeta vermelho” em estrutura sediada no Rio Grande do Norte (RN), no município de Caiçara do Rio do Evento, fazendo com que ela se torne oficialmente uma astronauta análoga. O envolvimento de Juliana com ciência e astronomia já ocorre há anos, sendo ela atualmente palestrante, especializada em Astronomia fundamental e fundadora do Projeto Calisto Ciência, iniciativa com a qual, em parceria com a NASA, conseguiu descobrir 11 asteróides. 

Juliana se classifica como amante das ciências especiais, sonhando em se tornar cientista desde pequena. Por meio do seu projeto, ela conseguiu reunir centenas de jovens para realizar a procura de corpos celestes, algo feito em parceria com a NASA e universidades americanas. “Eu sempre fui uma criança curiosa e isso me levou a gostar muito de ciências na adolescência, onde logo conheci a astronomia. Foi amor à primeira vista, todas as perguntas que sobre a origem do universo me fascinam”, explica.

Projeto Calisto

“O Projeto Calisto iniciou com um obstáculo na minha vida, queria muito fazer o curso de Astronomia, mas não tinha condições de mudar de cidade. Entretanto isso não me impediu de procurar fazer aquilo que eu gostava, foi assim que descobri o projeto Iasc da Nasa, onde eles cedem um software e imagens de um radiotelescópio para que cidadãos comuns possam encontrar asteróides”, afirma Juliana, que sonha em ser uma futura astrofísica. 

Habitat Marte

“Habitat Marte” fica sediado no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação/Habitat Marte)

Leonet afirmou que ela chegou ao conhecimento do projeto Habitat Marte ao acaso. “Encontrei a iniciativa aleatoriamente fuçando na Internet e achei extremamente interessante ter oportunidade dessas aqui no Brasil, então eu tinha que participar. A missão começou na segunda-feira, 29.  Vou postar tudo no meu Instagram: @ju.leonet “, complementa. “É um prazer imenso poder carregar o nome da minha cidade, pretendo levá-la um dia quem sabe a Marte de verdade (risos)”, afirma a estudiosa, que será pesquisadora e cientista-chefe na missão

O Habitat Marte é uma estação especial que simula Marte na Terra, tendo sido criada em dezembro de 2017 no sertão do Rio Grande do Norte (RN), atendendo o sonho de jovens serem astronautas. Segundo a assessoria da missão, com a missão se aprenderá “o funcionamento de um habitat autossustentável no sertão com aplicações em Marte envolvendo: saneamento inteligente, agricultura indoor, energia solar, protocolos na área espacial, rotinas de estação especial, desenvolvimento de equipes, tecnologia e inovações, pesquisa sobre o ambiente físico, rotinas fora da estação e experiências no lava cave habitat”, finaliza.

Especializada em Astronomia fundamental, Julina Leonet já descobriu 11 asteróides por meio do seu projeto em parceria com a NASA (Arte: Divulgação)
plugins premium WordPress