conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral do Paraná atinge cobertura vacinal de apenas 30% para a gripe

Campanha de imunização seguirá até o dia 31 de maio

Publicado

em

A meta é imunizar, pelo menos, 90% para vacinação contra Influenza. / Foto: Ari Dias / AEN

Desde o dia 25 de março acontece a 26.ª Campanha Nacional contra a Influenza. O Paraná iniciou a imunização para grupos prioritários e, a partir de 2 de maio, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade.

A diretora da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, Carmen Cristina Moura, informou que o litoral apresenta uma baixa cobertura vacinal para a Influenza. “Nós estamos com uma cobertura baixa, baixa para o que esperamos, cerca de 30% da cobertura que já foi atingida. Então, a gente chama a população, está disponível em todas as unidades de saúde, os municípios têm feito campanhas, têm deixado unidades abertas por mais tempo, para que as pessoas possam tomar essa vacina. É bem importante, nós temos um clima aqui muito propício a gripes, e resfriados, a influenza, e a vacina é a única forma de evitar o agravamento dessas doenças”, destacou.

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação dos vírus é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.

“Nós temos um clima aqui muito propício a gripes, resfriados, influenza, e a vacina é a única forma de evitar o agravamento dessas doenças”, disse a diretora da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, Carmen Cristina Moura

Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito. Ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça. A meta é imunizar, segundo o Ministério da Saúde, pelo menos, 90% para a vacinação contra influenza. “Nossa meta é sempre 100% da população para que busque as unidades de saúde, mas a nossa meta para essa vacinação é cerca de 90% a 95% dos grupos prioritários e ainda estamos abaixo disso. Então é bem importante que as pessoas busquem tomar a vacina”, disse Carmen.

As doses estão disponíveis nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, que abrangem todo o território paranaense. A campanha seguirá até o dia 31 de maio e a vacina é gratuita e possui três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Todas as pessoas acima de seis meses de idade já podem tomar essa vacina em todas as unidades de saúde. Nós temos grupos prioritários, são idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, mas ela está disponível para toda a população. Então, unidades de saúde em todos os municípios têm disponível a vacina, sendo dose única”, relatou a diretora da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá.

As doses estão disponíveis nas 22 Regionais de Saúde do Paraná

Além da vacina, outros cuidados preventivos podem ser tomados para evitar a contaminação da gripe. Entre as orientações estão: uso de máscara, distanciamento social, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“Várias doenças relacionadas ao inverno começam a aparecer agora e elas podem ser agravadas pela Influenza. Então, a vacina, além de proteger a contaminação pelo vírus da Influenza, ela também auxilia que se você tiver qualquer outra doença, tem um agravamento dessas doenças pela chegada do inverno”, informou.

Até o momento, o Paraná vacinou 1.659.588 pessoas. Dos grupos prioritários, os povos indígenas vivendo fora das terras indígenas (54,28%) e os idosos (37,27%) foram os que mais se vacinaram.

Em alta