Ciência e Saúde

Hemepar reforça importância do agendamento para doação de sangue

Distribuição é realizada para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná

p0whmm4b

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçou a importância do agendamento da doação de sangue devido, principalmente, à aproximação do feriado de Páscoa. O agendamento permite que sejam alocadas bolsas de sangue acordo com a demanda de cada núcleo da hemorrede.

Os agendamentos podem ser feitos no link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue

“A doação de sangue é um dos atos mais humanitários e valiosos que podemos encontrar na saúde pública. A doação é uma atitude única, justamente por não existir substituto para o sangue. Por isso, reforço a todos os que podem doar que nos ajudem nessa campanha permanente”, destacou o secretário estadual da Saúde, César Neves.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, informou que o tipo sanguíneo de maior urgência na rede é o O- (também conhecido como doador universal). “O agendamento da doação é fundamental para dar mais viabilidade a todo o processo de coleta, uma vez que facilita à hemorrede encontrar tipos sanguíneos específicos que possam estar em estoque crítico”, explicou.

Durante a Sexta-feira Santa, todas as unidades do hemocentro estarão fechadas para a coleta. Já no sábado, o atendimento acontece normalmente nos seguintes núcleos: Curitiba (Biobanco), Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

PROCESSO

Os homens podem doar a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado graças às doações dos voluntários.

AGENDAMENTO

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Hemepar reforça importância do agendamento para doação de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Hemepar reforça importância do agendamento para doação de sangueAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.