Ciência e Saúde

Hemepar Paranaguá reforça a importância da doação de sangue no começo do ano

É preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao para agendar a doação

Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e funciona de segunda a sexta-feira. / Foto: Venilton Küchler/SESA

Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e funciona de segunda a sexta-feira. / Foto: Venilton Küchler/SESA

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde. O Hemepar Paranaguá atende pessoas de todo o litoral e os pacientes do sistema público de saúde da região litorânea. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Com o período de férias e as atividades ocorrendo nas praias do Litoral do Paraná, durante a temporada de verão, essa necessidade de doação de sangue aumenta no Hemepar, pois é um período que as pessoas viajam para descansar e antes não acabam realizando a doação.

“Realmente a procura por doações cai nesta época, em torno de 30% nos dois primeiros meses do ano. Período de férias escolares, as pessoas aproveitam para desfrutar do nosso litoral e todos esses fatores contribuem para a diminuição de doações neste período. O que tem me impressionado positivamente é ver muitos adolescentes (maiores de 16 anos) e jovens vindo doar e a esperança é que esses se fidelizem com esse propósito, para podermos manter nosso estoque sempre em quantidade necessária para atender a nossa população”, destacou a assistente social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra.

Outro fator é a temporada de verão que acaba atraindo muitos turistas para a região litorânea. “A população do nosso litoral, segundo dados do IBGE, é de cerca de 301 mil habitantes, na temporada de verão a população flutuante pode ultrapassar 1 milhão de pessoas. O número de acidentes em nossas estradas também aumenta, o que acaba acarretando em uma demanda maior de hemocomponentes para atender à necessidade dos nossos hospitais do litoral”, lembrou Nádia.

AGENDAMENTO

Os moradores do litoral que desejam doar sangue neste começo do ano podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663.

foto2 2
“A procura por doações cai em torno de 30% nos dois primeiros meses do ano”, disse a assistente social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra

“Primeiramente gostaria de agradecer a todos os doadores que de maneira altruísta salvam vidas, muitas vidas. Seja para quem for, seja doador. Doar sangue é salvar vidas! Até quatro pessoas podem ser beneficiadas com apenas uma doação. Seja solidário, agende sua doação pelo site saude.pr.gov.br/doacao, lembrando que para doar precisa estar com boa saúde, bem alimentado e hidratado”, frisou a assistente social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

CRITÉRIOS

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, num máximo de três doações ao ano.

Você também poderá gostar

Hemepar Paranaguá reforça a importância da doação de sangue no começo do ano

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Hemepar Paranaguá reforça a importância da doação de sangue no começo do ano

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.