Há uma semana, o Hemepar em Paranaguá começou a se preocupar com a baixa no estoque de bolsas de sangue. Por isso, no sábado, 21, a unidade ficou aberta das 8h às 16h para que a população tivesse a oportunidade de fazer sua doação e ajudar a salvar vidas. Todos os tipos de sangue são necessários, mas normalmente os tipos O negativo e O positivo são os mais urgentes. No sábado, 28, a unidade ficará novamente aberta para receber mais doações.
Segundo a diretora da Unidade de Coleta e Transfusão em Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa, o ideal é manter de 15 a 20 coletas de sangue ao dia. No entanto, na última semana, eram realizadas de duas a três, o que propiciou o alerta.
A queda nos estoques, de acordo com Elizabeth, ocorre em todo o Estado, mas em Paranaguá, o déficit é atribuído também à campanha de vacinação contra a dengue. Quem tomou a vacina precisa aguardar por 30 dias para fazer a doação.
“É uma demanda de todo o Estado, a gente até se assustou, pois há muito tempo não víamos isso acontecer, por isso procuramos fazer uma ação rápida”, disse.
Somente no último sábado, a unidade realizou 60 coletas. Os horários de coleta são de segunda a sexta-feira das 8h às 15h30. No sábado, 28, o espaço ficará novamente aberto das 8h às 16h para conseguir uma nova coleta que possa suprir a necessidade.
Elizabeth afirmou que por pouco os pacientes que precisam das bolsas de sangue não foram prejudicados. Quando há necessidade, o Hospital Regional do Litoral liga para o Hemepar para fazer a solicitação. As bolsas são utilizadas em casos de acidentes graves e em cirurgias. Quando há urgências e Paranaguá não consegue atender, as bolsas são solicitadas para Curitiba, mas nos últimos dias o estoque dos tipos O negativo e O positivo também estavam limitados na capital.
“Novembro é considerado o mês do doador e vamos abrir aos sábados do dia 11 e 25 e dezembro também vamos intensificar as ações. Estamos chegando à temporada, um período bastante crítico e vamos continuar com as chamadas. Atendemos a todos os moradores no litoral, teremos em breve um terceiro médico para intensificar o trabalho”, ressaltou a diretora.