No último sábado, 15, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. Segundo o balanço do município, foram aplicadas 1.336 vacinas contra a Gripe e 507 doses contra a Covid-19, constando entre elas bivalentes e monovalentes, de acordo com o público destinado a cada esquema vacinal.
De acordo com o município, foram também aplicadas 287 outros tipos de vacina para a atualização da carteira vacinal de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos. “O Zé e a Maria Gotinha estiveram na quinta e sexta-feira (13 e 14) visitando as escolas e convidando as crianças para a vacinação de sábado”, detalha a assessoria.
“A vacinação contra gripe e Covid-19, assim como as vacinas de rotina, continuam ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde de Guaratuba, as salas de vacina funcionam durante todo horário de funcionamento da unidade de saúde”, salienta a Prefeitura.
Coronavírus
As UBS´s seguem disponibilizando a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 destinada a idosos de 60 anos ou mais de idade. Além de pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); e população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. As pessoas desses grupos já citados que tiverem apenas uma dose ou nenhuma, deverão ser vacinadas com a vacina monovalente completando as duas primeiras doses iniciais.
Também está sendo realizado nas unidades o esquema vacinal primário e reforços com as vacinas Covid-19 monovalentes para crianças entre seis meses e quatro anos de idade, crianças entre cinco e 11 anos de idade, adolescentes e adultos de 12 a 59 anos de idade.
Influenza
Contra a gripe, as doses disponibilizadas nas unidades de saúde são destinadas para crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e puérperas; idosos, professores; pessoas com comorbidades; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas com deficiência permanente; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários dessas unidades; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba