conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Guaratuba alerta para baixa adesão da população ao Dia D da Vacinação contra Influenza e Sarampo

273 crianças e 585 adultos foram vacinados no sábado, 28

Publicado

em

Fotos: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

No último sábado, 28, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) o Dia D da Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. As equipes abriram das 8h às 17h as unidades para imunização infantil e de adultos que faziam parte do público-alvo, entretanto, segundo a pasta de Saúde, a adesão da população foi baixa, contando com 273 crianças e 585 adultos imunizados durante o Dia D, mesmo com a ampla divulgação do município, inclusive com visita do “Zé e Maria Gotinha” às unidades de ensino de Guaratuba durante a semana. 

“Nós realizamos novamente o dia D da Vacinação, para trabalharmos a importância da vacinação da criança contra o Sarampo e Gripe. O Sarampo é uma doença que já foi erradicada e atualmente está voltando com força. É importante que a população entenda a gravidade destas doenças. Também é triste ver as pessoas evitando tomar a vacina, pois passamos por um cenário pandêmico, onde a maior parte da população mundial aderiu a vacina, e vemos que essa prática está se tornando facilmente rejeitada”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto. 

O gestor esteve junto ao Zé e Maria Gotinha em todas as UBS durante o sábado, 28. Na ocasião, foi também realizada a atualização cadastral do Bolsa Família junto à população. Modesto, junto aos profissionais de saúde, realizaram a entrega dos “Certificados de Coragem” às crianças que se vacinaram no  Dia D. As UBS inclusive foram enfeitadas com o tema “Festa Junina”, com a intenção de aproximar o público infantil desses espaços e da vacina. 

“A Secretaria Municipal da Saúde escolheu realizar a vacinação no sábado no horário das 8h às 17h, com a expectativa de atingir uma boa parte da população que não poderia vir durante a semana, por ser um período onde muitos estão trabalhando e estudando. No entanto, apenas 273 crianças e 585 adultos foram vacinados. Este é um número baixo, considerando que foi anunciado em todas as escolas, bem como, nas redes sociais oficiais da Prefeitura sobre o Dia D da Vacinação”, alerta a assessoria do município.

Vacinação contra Sarampo e Influenza prossegue

Segundo o município, a imunização contra o Sarampo estará disponível até o dia 3 de junho para crianças de seis meses até cinco anos de idade em todas as Unidades Básicas de Saúde. “A vacinação contra Influenza está disponível para a população em geral. Estas vacinas serão aplicadas somente no período da tarde no horário das 13h30 às 17h em todas as UBS”, completa.

Imunização contra a Covid-19

Desde o dia 16 de maio, a vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada nas unidades de saúde de Guaratuba, algo que ocorre de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, em livre demanda. Podem receber a quarta dose ou o segundo reforço pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos. “Por conta do intervalo entre vacinas, para ser vacinado é preciso ter tomado a terceira dose há quatro meses”, explica a Secretaria de Saúde.

Com relação a pessoas acima de 18 anos, está disponível a elas a primeira e segunda dose, bem como a dose de reforço (DR), seguindo o que está previsto em data na carteirinha de vacinação. O município também prossegue com a vacinação de crianças e adolescentes com a primeira e segunda dose, da mesma forma, conforme o que prevê o comprovante de imunização.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba