Ciência e Saúde

Gestores da saúde ressaltam “Dia D” como estratégia para expandir cobertura vacinal

Dia D acontece neste sábado

O Dia D da Multivacinação, que acontece no sábado, 21 de outubro, foi destaque no 5.º encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reuniu representantes da secretaria estadual da Saúde (Sesa) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), na quarta-feira, 18, em Curitiba.

A baixa cobertura vacinal, preocupação persistente da Sesa, refere-se, principalmente, à dose bivalente da Covid-19, importante imunizante para atualizar e fortalecer a proteção contra o Coronavírus. Hoje, a cobertura desta vacina é de apenas 16,91% no Paraná, com 1.390.714 aplicações.

“Temos um grande desafio que somente pode ser superado com o convencimento da opinião pública”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Sempre nos posicionamos de maneira ativa em relação à ciência e à vacinação e esta campanha será um ponto fundamental na estratégia de expandir a imunização da população”, afirmou.

Além da vacina contra a Covid, estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP e Influenza. 

A meta pactuada durante o encontro dos gestores de saúde é para a aplicação de 250 mil doses ao longo da campanha da multivacinação, que começou no último sábado, 20, e segue até o dia 28 de outubro.

No encontro do CIB foi apresentada e discutida a estrutura para atendimento à população no Dia D. Segundo representantes da secretaria estadual, pelo menos 1.200 mil salas de vacinação estarão abertas e mais de 12 mil profissionais da saúde participarão do movimento, visando atualizar o calendário de imunização de todos os públicos, principalmente crianças e adolescentes.

i987h43y
Meta pactuada durante o encontro dos gestores de saúde é para a aplicação de 250 mil doses ao longo da campanha / Foto: SESA-PR

Também foi confirmado que, para reforçar e acompanhar as ações, o Governo do Estado promoverá quatro grandes eventos nos municípios-sede das Macrorregiões de Saúde: Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina.

PACTUAÇÕES

Outro tema discutido durante o encontro foi o projeto de transformação de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) pertencentes ao Governo do Estado em Unidades de Cuidado Multiprofissional, numa iniciativa firmada com o Banco Mundial, dentro do programa Paraná Eficiente. Estes espaços são dedicados a processos intermediários de atendimento, sobretudo em relação a doenças crônicas.

Dentre os principais pontos, o projeto prevê a instalação de Unidades de Cuidado Multiprofissionais em 40 Hospitais de Pequeno Porte. 

“Essa iniciativa promete melhorar significativamente a coordenação da atenção em saúde, modernizar a gestão hospitalar e garantir atendimento de alta qualidade para os cidadãos, preparando o Estado para futuros desafios de saúde”, afirmou o diretor-geral da Sesa, César Neves. “Ao longo dos anos, nossa parceria com o Banco Mundial tem se fortalecido e este grande projeto evidencia o protagonismo do Paraná”, enfatizou.

O presidente do Cosems/PR, Ivoliciano Leonarchik, avaliou a reunião da CIB como produtiva para os municípios, ressaltando a importância das pactuações e da ampliação da cobertura vacinal.

“Estreitar as relações entre os municípios e o Estado é fundamental para fortalecer toda a rede de saúde do Paraná”, afirmou ele.

Fonte: AEN

Gestores da saúde ressaltam “Dia D” como estratégia para expandir cobertura vacinal

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.