Ciência e Saúde

Funeas apresenta ações prioritárias

HRL conta atualmente com um total de 165 leitos divididos por setores

O Hospital Regional do Litoral (HRL) conta agora com nova diretoria e, durante a posse ocorrida na quarta-feira, 17, o diretor-técnico da Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas-PR), Moisés Warszawiak explanou sobre as ações prioritárias que ocorrerão no estabelecimento hospitalar. Conforme Warszawiak, um planejamento estratégico está sendo realizado com apoio de consultoria. “Nosso intuito é a implantação de gestão pela qualidade, readequação do Pronto Socorro, estabelecendo modelo assistencial, protocolos clínicos, processos e adequação do espaço físico. Além disso, realizar inventário de todos os equipamento, materiais, medicamentos e insumos”, observou.

Muitas mudanças e adequações devem ocorrer no HRL para melhor atender os pacientes. O diretor-técnico informou que haverá a redefinição de solicitação, compra e distribuição de materiais, medicamentos e insumos. “Garantindo o total abastecimento em todas as suas necessidades. Além disso, planejamos a implementação do Sistema de Informações e Indicadores Gerenciais como ferramenta de gestão. Criação do Plantão Administrativo em feriados e fins de semana”, afirmou.

Warszawiak disse ainda que ocorrerá a criação de protocolos clínicos para os diversos setores do hospital. “Haverá o acompanhamento e fiscalização contínua da execução de contratos com prestadores e fornecedores”, ressaltou. A ideia é criar o setor de Engenharia Clínica visando à manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do HRL. “Queremos estabelecer modelo assistencial para o modelo assistencial para o Centro Cirúrgico, UTI e Pronto Socorro. Pretendemos ainda realizar reuniões semanais com toda a equipe diretiva do hospital para análise e readequação das atividades e reuniões diárias com a diretoria administrativa”, citou.

Dentre as mudanças está a implantação do Programa Contínuo de Desenvolvimento das Equipes do Hospital Regional. “Queremos estabelecer parcerias com a Regional de Saúde e municípios do litoral para o bom andamento das ações e relações. Criaremos também todas as comissões exigidas pela Legislação cujos membros serão eleitos pelo corpo clínico do hospital”, comentou. Outro passo com o intuito de melhorar o atendimento será, segundo o profissional, a redistribuição dos leitos baseado no histórico da taxa de ocupação das diversas especialidades.

 

CIRURGIAS

Entre as ações prioritárias está o estabelecimento de plano de ação para o aumento do número de cirurgias eletivas no hospital. “Pretendemos também realizar uma adequação física e material dos diversos setores, implantação de maior segurança e controle de acesso no hospital e ainda a implantação da especialidade de médico hospitalista nas alas de internação. Queremos ainda o acompanhamento contínuo na política de humanização do atendimento aos clientes e seus familiares”, destacou.

 

O HOSPITAL

O Hospital Regional do Litoral conta com 15 mil metros de área construída distribuída em três blocos, anexo, maternidade e prédio central. É referência para os sete municípios litorâneos. O corpo funcional conta com um total de 881 funcionários sendo 581 servidores e 300 terceirizados. São 22 leitos no Pronto Socorro, 14 na UTI geral, sete na neonatal, 21 leitos na clínica cirúrgica, 26 na pediatria, 22 no alojamento conjunto, cinco no centro obstétrico, 44 na clínica médica e quatro na psiquiatria contando com um total de 165 leitos.

 

SADT

Sobre o Serviço de Diagnóstico e Terapia, o hospital conta com radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, eletrocardiografia, ergometria, endoscopia, colonoscopia, laboratório de análises clínicas e agência transfusional. Os dois últimos serviços são realizados por terceirizados.

Você também poderá gostar

Funeas apresenta ações prioritárias

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.