conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Equipes da Sesa atuam em conjunto com Prefeitura em Paranaguá no enfrentamento à Dengue

Reunião foi realizada entre prefeito e servidores do Estado na terça-feira, 16

Publicado

em

Foto: Sesa

Na terça-feira, 16, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Governo do Estado, estiveram junto ao prefeito Marcelo Roque e servidores da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), discutindo e planejando ações no enfrentamento à dengue, bem como ao Zika vírus e Chikungunya, no município e em todo o litoral do Paraná. A reunião contou com a presença do diretor da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá da Sesa, Leovaldo Bonfim, bem como da secretária municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro, e reforçou, além das ações de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti pelas equipes, a importância do apoio e conscientização da população. 

“Um ponto bastante relevante apresentado pelo biólogo Rubens Massafera que tem 35 anos de experiência na área, é a importância da conscientização da população. Se cada um de nós, como moradores em Paranaguá, fizermos nossa parte evitando possíveis criadouros em nossas casas, poderemos criar uma barreira para o mosquito”, afirmou o prefeito Marcelo Roque em suas redes sociais. Segundo Roque, a eliminação dos criadouros é a forma mais eficaz de combater a dengue. “Por isso, sempre permita a entrada dos agentes de endemias. Eles orientarão e auxiliarão na remoção desses criadouros.  Os técnicos da Sesa permanecerão em Paranaguá durante toda a semana e se somarão aos esforços que o Município já vem realizando na luta contra a doença”, completa o prefeito.

Estado

Reunião reforçou importância da população eliminar criadouros e abrir portas das residências para equipes atuarem (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Segundo a Sesa, os profissionais que atuarão em Paranaguá e região prestam apoio no controle vetorial e são do Núcleo de Vigilância Entomológica de Jacarezinho. Eles estão realizando ações conjuntas com o município para reduzir a transmissão da doença. “As equipes estadual e municipal passam pelos locais onde são registrados os maiores números de casos e farão mutirão junto à população, além de outras ações estratégicas que possam ajudar na diminuição de casos confirmados”, explica a assessoria.

“O Governo do Estado vem monitorando e intensificando ações para o enfrentamento às arboviroses em todo território. Com o Litoral não é diferente. A partir do diagnóstico em municípios com alta incidência de casos, é possível entender melhor as necessidades do local e dar o apoio necessário”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa afirma que, segundo o Informe 38 da Sesa, que foi publicada na terça-feira, 16, “Paranaguá é um dos municípios com mais casos confirmados do Paraná”, completa. “São 1.787 confirmações e um óbito por Dengue”, afirma a assessoria da pasta estadual. 

“Desde o início do atual período epidemiológico, em 1º de julho de 2022, o Estado registra 54.083 confirmações e 42 mortes em decorrência da doença. São 239.372 notificações no Estado, sendo 94.170 ainda em investigação e 83.747 casos descartados. O boletim aponta ainda que dos 399 municípios do Paraná, 334 tiveram casos confirmados”, finaliza a Sesa, trazendo um panorama da doença em todo o Paraná.

Com informações da Sesa

Em alta

plugins premium WordPress