O "fumacê" volta a ser aplicado em Paranaguá para ajudar a diminuir a infestação do mosquito Aedes Aegypti. Os veículos que dispersarão o inseticida são da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e chegarão neste domingo à cidade. A medida mata o mosquito na fase adulta e será realizada simultaneamente aos mutirões da prefeitura para conscientizar e localizar os focos do mosquito, já que este também precisa ser combatido na fase larval.
A Prefeitura de Paranaguá informou que todas as quintas e sextas-feiras de dezembro, o mutirão de combate ao inseto envolverá 300 pessoas e passará por todos os bairros. Durante a ação, os agentes farão a retirada de criadouros e aplicarão a bomba costal em parceria com equipes da Guarda Marítima Ambiental e técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e da Vigilância Sanitária.
Já o "fumacê" será realizado em cinco ciclos a partir de segunda-feira, 11, e permanecerá por cinco dias, pois este é o período em que o mosquito sofre a transformação de ovo para larva, pulpa e chega à fase adulta.
Região central de Paranaguá é onde está concentrado o maior número de mosquitos
A responsável pelo setor de dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Eleniz do Rocio Mendes, explicou que cada uma das sete caminhonetes do "fumacê" percorrerá todos os bairros de Paranaguá já na segunda-feira.
“Cada um vai para uma localidade, pois trabalhamos por regiões. Por exemplo, um vai para a Vila Guarani e faz toda aquela região, outro vai para o centro e faz toda a área central e costeira e assim por diante”, disse Eleniz.
INFESTAÇÃO DO MOSQUITO
O índice de infestação do mosquito está alto em todas as regiões da cidade, em especial no centro, como afirmou Eleniz. “A população parou de escutar casos de dengue e relaxou bastante. O índice está muito alto em Paranaguá. As pessoas pararam de usar piscina e estão cheias de larvas. A cidade está até mais limpa, mas dentro dos quintais o problema continua. Às vezes, vemos uma casa em uma condição social não muito boa e está limpa e uma casa grande está com foco, pois não olham os ralos, atrás da geladeira e a piscina”, relatou Eleniz.
Segundo a profissional, somente o "fumacê" não soluciona a infestação do mosquito.
“Precisamos da conscientização da população para retirar as larvas, porque o 'fumacê' só vai matar o mosquito adulto. Por isso precisamos fazer as duas ações juntas, o 'fumacê' e o mutirão, e reforçar sempre com orientações para que cada um cuide do seu quintal", ressaltou Eleniz.
A proliferação do mosquito em Paranaguá acontece de forma mais rápida, pois o clima composto por calor e chuva propicia o desenvolvimento do inseto. Desta forma, os mutirões acontecerão semanalmente durante o verão como medida de controle à doença.
RETIRADA DO LIXO
Para ajudar a deixar a cidade mais limpa, os moradores sempre que fizerem podas de árvores, a instrução é para que entrem em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e agendem a retirada. Já para entulhos ocasionados por construção, a responsabilidade é particular e não cabe à prefeitura fazer a retirada. Aqueles que perceberem terrenos baldios com lixo também devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.
Mutirão também será realizado pela prefeitura para conscientizar a população e localizar os focos do mosquito
USO DE INSETICIDAS
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a aplicação do inseticida utilizado no "fumacê" só pode ser realizada por meio de equipamentos específicos de nebulização costais motorizados ou montados em veículo. Por outro lado, o Ministério considera como mais eficazes para a prevenção e controle da dengue as medidas de eliminação física dos criadouros do mosquito transmissor da doença, como a vedação de caixas d’água, desobstrução de calhas, entre outros.
Foto de Capa: Prefeitura de Paranaguá