conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Levantamento aponta que Antonina está em alerta para surto de Dengue

Município pede apoio da população na limpeza e eliminação de criadouros

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Antonina/Divulgação

A Prefeitura de Antonina, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) referente a novembro de 2023. O município se encontra em estado de alerta para surto de doenças causadas pelo mosquito, entre elas, principalmente a Dengue, assim como o Zika vírus e a Chikungunya. Ao todo, 489 imóveis foram inspecionados, com 10 amostras positivas do Aedes Aegypti. 

De acordo com a pasta de Saúde, 427 imóveis estão programados para o LIRAa. “O Índice de Infestação Predial (IIP) de Antonina ficou em 2,0, classificando o município em estado de alerta para surtos de doenças transmitidas do Aedes aegypti”, ressalta. De acordo com a assessoria, isso significa que “para que haja uma mudança nessa realidade, é necessário que sejam realizadas limpezas frequentes nos quintais”, completa.

“Emborao resultado seja preocupante, o município não apresentou até o momento circulação viral DEN-3. A equipe de Vigilância em Saúde segue monitorando a situação e informando qualquer mudança no panorama”, salienta. Segundo o levantamento, os focos do mosquito foram encontrados principalmente em pneus e outros materiais rodantes, assim como em lixo, sucatas, entulhos de construção, vasos, potes, garrafas e pequenos recipientes móveis.

Orientações

“A eliminação de locais com água acumulada e eliminação dos focos do mosquito é a única arma contra a proliferação da doença.  Devido o verão os casos podem aumentar e a prefs traz algumas dicas para que possamos diminuir focos em nossa cidade. Não deixe água parada. Mantenha os vasos de planta limpo e coloque areia até a borda. Garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Limpe e nivele as calhas. Mantenha sempre limpo os objetos de água decorativos. Guarde os pneus em locais cobertos ou faça furos para não acumular água”, orienta a prefeitura.

A Vigilância em Saúde conta com o telefone para contato (41) 99182-2640 e conta com endereço na rua João da Cruz Leite, n.º 220, no Jardim Maria Luiza em Antonina.

Com informações da Prefeitura de Antonina

plugins premium WordPress