Todos os bairros de Paranaguá estão recebendo a aplicação do inseticida conhecido popularmente como "fumacê". A aplicação entrou na quarta-feira, 10, em um novo ciclo. “Todos os bairros já receberam a aplicação e agora as equipes estão retornando aos mesmos locais para a segunda etapa”, informou Claudino Martins Souza, coordenador da Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos (Scali).
De acordo com Souza, o "fumacê" deve ser realizado até o dia 28 de maio aproximadamente. “Após essa fase, haverá novo monitoramento para saber como está a presença do mosquito no município”, observou. Ao todo, são oito veículos, sete estão realizando o trabalho nos bairros e um permanece como reserva. “Serão cinco ciclos com intervalo de 3 a 5 dias e não havendo nenhum problema climático como chuva, muito vento ou garoa terminaremos o processo em 25 dias, concluindo então, no dia 28 de maio”, disse.
Produto é aplicado pela manhã das 6h às 10h e à tarde e à noite das 16h30 às 21h
A aplicação do produto acontece pela manhã e à noite. “O preparo inicia antes, mas a aplicação do inseticida ocorre aproximadamente das 16h30 às 21h e pela manhã das 6h às 10h. Como são sete veículos, todas as regiões de Paranaguá recebem a aplicação todos os dias nesse período. Ocorre um rodízio, são separados para cada equipe cerca de 300 quarteirões, ou seja, ele vai passando e cumprindo a meta dia após dia e, após terminar o ciclo em três a cinco dias, ele retorna pelos mesmos locais. Isto é, serão cinco ciclos em todos os bairros de Paranaguá”, detalhou. Souza explicou que alguns quarteirões são feitos pela manhã e outros à tarde, dando sequência à aplicação, o que leva de 3 a 5 dias. “Pensamos inclusive no tipo de veículo para cada região. “Para a Ilha dos Valadares é um tipo de veículo, locais com manguezais é outro e assim por diante para que o processo seja cumprido”, observou Souza. Ao todo são aproximadamente 1.800 quarteirões.
Souza frisou alguns cuidados e orientações aos moradores ao passar o "fumacê". “Pedimos que os pais fiquem atentos às crianças. Muitas sobem nos veículos ou correm ao lado e atrás deles e apesar de o produto ter toda segurança e qualidade, não se deve ter esse contato diretamente com o jato. As pessoas devem manter animais pequenos, como aves, distantes do 'fumacê' mesmo após a passagem, por aproximadamente 30 minutos. Pessoas idosas, crianças e com problemas de saúde também devem ficar distantes durante e após a passagem”, orientou. “Lembramos também que é importante cobrir alimentos e água dos animais. Outra orientação é abrir portas e janelas para que o produto entre nas residências e combata os mosquitos que estão dentro da casa. Mesmo que o 'fumacê' já tenha passado, vale a pena abrir a casa porque o produto permanece no ambiente por aproximadamente 30 minutos”, aconselhou.
Claudino Souza: “Todos os bairros já receberam a aplicação e agora as equipes estão retornando aos mesmos locais para a segunda etapa”