Ciência e Saúde

Estado tem comitê para monitorar dengue e outras doenças

Grupo foi criado em 2011 para acompanhar ações relacionadas à dengue no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde reúne mensalmente o Comitê Gestor Intersetorial da Dengue e Outras Arboviroses. A próxima reunião está marcada para a quinta-feira, 10, em Curitiba, para discutir temas como o novo período epidemiológico e situação da doença no Paraná. O encontro também abordará temas como a febre amarela, a zika e a chikungunya.

Inicialmente, em 2011, o grupo foi criado para acompanhar ações relacionadas à dengue no Estado. Com profissionais de diversos órgãos e área do conhecimento, o comitê atua hoje também na vigilância de outras doenças transmitidas por insetos: as arboviroses. Instituído por meio da Resolução n.º 0060, o encontro desta semana será o 59.º.

“Esta é uma estratégia para envolver mais instituições no combate à dengue e outras doenças no Paraná. Esse trabalho não pode ser feito somente pela Secretaria da Saúde, precisamos da participação, do conhecimento e do auxílio de todos”, comenta a chefe do Centro estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

Participam instituições como a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fundação Nacional de Saúde/PR, Ministério Público Federal, Conselho Regional de Medicina do Paraná, Federação das Santas Casas de Misericórdia do Paraná, Sociedade Paranaense de Pediatria, Sociedade Paranaense de Infectologia, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, Pastoral da Criança, entre outros.

BOLETIM

Devido à significante redução de casos no último período epidemiológico (98%), entre agosto de 2016 e julho de 2017, os informes técnicos do novo período serão publicados quinzenalmente. O próximo boletim estará disponível no site www.dengue.pr.gov.br na terça-feira, 15.

 

 

 

 

AEN

Foto: Divulgação SESA

Você também poderá gostar

Estado tem comitê para monitorar dengue e outras doenças

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.