Ciência e Saúde

Estado discute novas ações de apoio na área da saúde aos municípios do Litoral

Objetivo foi discutir ações de apoio diante do aumento de casos de Influenza e Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde realizou no começo da noite de segunda-feira, 10, uma reunião com prefeitos dos sete municípios do Litoral, que compõem a 1.ª Regional de Saúde, para discutir ações de apoio diante do aumento de casos de Influenza e Covid-19 na região. O Litoral recebeu mais de 2 milhões de pessoas nessa temporada.

Um dos principais assuntos discutidos foi o repasse de recursos por parte da Sesa aos municípios. Além do envio de mais medicamentos e vacinas, o secretário da Saúde, Beto Preto, que presidiu a reunião, também reforçou o compromisso do Estado em auxiliar as prefeituras em relação à ausência de profissionais de saúde.

“Vamos conversar com as entidades representativas, médicos, enfermeiros e com a Associação Médica do Paraná para avaliarmos todas as ofertas de vagas e credenciamento e ajudar na escassez de profissionais da saúde nesses municípios. Temos também a parceria com o Consórcio de Saúde do Litoral, que pode nos fornecer uma alternativa à demanda de recursos humanos”, comentou.  

A conscientização da população também foi tema da reunião. Para o secretário, é fundamental chamar ainda mais a atenção dos paranaenses a respeito da importância da vacinação, além das medidas a serem tomadas em caso de sintomas, que envolvem isolamento voluntário, testagem e aviso aos contatos.

“É preciso aconselhar os cidadãos a respeito das medidas necessárias para a superação da pandemia. Com o fim do ano e a ascensão de novos casos de Covid-19 e H3N2, estamos em um momento fundamental para reforçar a vacinação. Peço a todos os prefeitos que nos ajudem nessa campanha. A Secretaria irá seguir enviando vacinas e medicamentos para que os municípios possam utilizá-los nesse período mais crítico”, avaliou. 

PRESENÇAS

Participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Guaratuba, Antonina, Pontal do Paraná, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá, além do deputado estadual Alexandre Curi e do ex-deputado Renato Adur, interlocutor do Litoral.

1fj7c4h
Sesa, através do secretário Beto Preto, também reforçou o compromisso em auxiliar as prefeituras em relação à ausência de profissionais de saúde
Foto: Danilo Avanci/Sesa

Orientação 

Ao notar a presença de sintomas, a Sesa orienta a população a buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima e, em caso de confirmação, para que o paciente siga as indicações médicas. O período de transmissão da Influenza é de um dia antes do aparecimento dos sintomas e até cinco a sete dias após adoecer. Também é recomendado à população geral, acima de seis meses de idade, que se imunize com a vacina da gripe.

“Esse aumento de casos é um reflexo também da baixa adesão da população à vacinação da gripe em 2021, que mesmo dentro da média nacional, foi de apenas 70%. Por isso, meu apelo é para que todos busquem a unidade de saúde mais próxima e se imunizem o quanto antes”, afirmou Beto Preto.

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Estado discute novas ações de apoio na área da saúde aos municípios do Litoral

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.