No litoral, houve novos registros da doença em cinco municípios
Na terça-feira, 30, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico sobre a situação da dengue, zika e chikungunya em todo o Paraná. Segundo o boletim, em uma semana, 283 novos casos de dengue foram registrados no litoral, a maior parte deles (256) em Paranaguá. Além disso, contabilizaram novos registros da doença os municípios de Antonina (13), Guaratuba (10), Matinhos (3) e Morretes (1). Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi contabilizado até agora nos sete municípios litorâneos.
Ao todo, o novo informe, que registra a situação da dengue desde 11 de agosto de 2020, divulgou que até o momento Paranaguá apresentou 823 casos da doença e duas mortes decorrentes da dengue, sendo o município com maior incidência da enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Além disso, no litoral foram confirmados casos de dengue em Antonina (27), Guaratuba (14), Matinhos (3) e Morretes (1). Os registros ocorridos na região são do sorotipo DENV2. Guaraqueçaba e Pontal do Paraná não tiveram pacientes infectados com a doença até o momento.
Com incidência de casos de dengue acumulada de 519,31, Paranaguá está entre os municípios do Paraná que teve o maior número de pacientes infectados pela doença entre agosto de 2020 até o presente momento em 2021, registrado pela cor marrom no informe epidemiológico. Além do município litorâneo, estão nesta lista as cidades de Sengés, Missal, Serranópolis do Iguaçu, Campina da Lagoa, Ubiratã, Nova Olímpia, Santo Antônio do Caiuá, Kaloré e Mercedes.
A Sesa investiga 188 pacientes que podem estar infectados com a dengue no litoral. Os casos suspeitos foram contabilizados em Paranaguá (106), Antonina (47), Guaratuba (24), Morretes (5), Pontal do Paraná (4) e Matinhos (2).
Risco climático da dengue alto no litoral
De acordo com o boletim da Sesa, o risco climático da dengue é alto no litoral do Paraná, principalmente em Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Ou seja, as condições climáticas são as ideias para aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor da doença.
Os boletins da dengue podem ser acessados na íntegra clicando aqui.
Leia também: Vacinação contra a gripe será iniciada em Paranaguá no dia 12 de abril