Ciência e Saúde

Em 17 dias de campanha, cerca de 7 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas em grupos prioritários em Paranaguá 

Na primeira fase da cobertura vacinal deste ano, a meta é atingir 90% do público alvo

No dia 10 de maio (sábado) haverá o Dia D da Vacinação, onde as UBS estarão abertas para atender toda a população para a multivacinação (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

No dia 10 de maio (sábado) haverá o Dia D da Vacinação, onde as UBS estarão abertas para atender toda a população para a multivacinação (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A campanha de imunização contra a gripe começou no dia 1.º de abril em todo país. Para alcançar o público-alvo e intensificar as ações de vacinação no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa), na quarta-feira, 16, esteve vacinando profissionais e frequentadores da Biblioteca Municipal Leôncio Correia. Além disso, a equipe de saúde já passou pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), empresas, faculdades e escolas, uma forma de alcançar mais pessoas e intensificar as estratégias de vacinação em locais específicos, além da imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a Semsa, o cronograma é extenso e continua nos próximos dias.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi, a adesão da população tem sido positiva, mas ainda baixa. De acordo com ela, em 17 dias de campanha, foram cerca de 7 mil doses de vacinas aplicadas contra a gripe em grupos prioritários em Paranaguá.

“Nosso número da vacina da gripe ainda é baixo, nesse momento ainda estamos vacinando os grupos prioritários, mas logo estará aberta a toda a população”, destaca Patrícia.

Na primeira fase da cobertura vacinal deste ano, a meta é atingir 90% do público alvo (idosos e crianças). De acordo com a secretária, ações de vacinação serão realizadas no dia 22, na sede da prefeitura; no dia 23, na Cattalini, no porto, em empresas e em escolas.

Dia D da Vacinação

No dia 10 de maio (sábado) haverá o Dia D da Vacinação, onde as UBS estarão abertas para atender toda a população para a multivacinação. Uma forma de colocar as vacinas de adultos e crianças em dia.  

Outras vacinas

Segundo a secretária, além da vacina da gripe também estão sendo aplicadas outros imunizantes. Nas escolas, está sendo aplicada a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), destinado a crianças e adolescentes. Nas UBS, as demais vacinas do calendário como dengue, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e febre amarela, indicada para crianças a partir dos 9 meses de idade (1 dose), com a segunda dose aplicada aos 4 anos. Já para adultos que nunca foram imunizados contra a febre amarela, é aplicada apenas uma única dose. Na próxima semana, Paranaguá receberá mais doses de vacinas contra a dengue e a febre amarela. 

A secretária Patrícia Scacalossi alerta sobre a importância da vacinação. Segundo ela, é fundamental que toda a população se vacine para que Paranaguá possa alcançar a meta de cobertura vacinal, já que o município enfrenta, há muitos anos, índices de vacinação muito baixos.

“Já há surto de febre amarela no estado vizinho São Paulo, com cerca de 43 mortes. Lembrando que a morte por febre amarela é totalmente evitável através da vacina. Importante que todos se vacinem contra a gripe, febre amarela e dengue nesse momento. Precisamos elevar a meta de vacinação de Paranaguá, a cidade vem há alguns anos com metas muito baixas de vacinação, o que nos preocupa enquanto a  Secretaria de Saúde e as equipes não medem esforços para que todos tenham qualidade de vida e que possamos evitar mortes. Precisamos que a população tenha consciência e não deixe de tomar as vacinas. Precisamos contar com a adesão da população. Vacinar é um ato de amor e cuidado consigo e com quem amamos. A Secretaria da Saúde está junto com todos nesse momento”, expressou a secretária.

Horários de funcionamento nas UBS

As UBS estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto sábado, domingo e feriados. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários (se necessário).

Você também poderá gostar


Em 17 dias de campanha, cerca de 7 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas em grupos prioritários em Paranaguá Avatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).