A população de Paranaguá que precisa tomar algumas das doses contra a Covid-19 tem dois locais para se vacinar. O Terminal Urbano de Ônibus a e Unidade de Saúde do Caic disponibilizam o imunizante, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A dose monovalente está disponível para todas as etapas de vacinação. A vacina bivalente contra a doença é oferecida, porém para públicos específicos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, é importante que a população tome todas as doses recomendadas. “Contamos com o apoio dos municípios na realização de busca ativa e ações estratégicas de vacinação e também chamamos a população continue buscando essas doses, atualizando a carteirinha e garantindo a proteção contra o vírus”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.
Vacina bivalente
As vacinas bivalentes contra a Covid-19 se diferenciam por garantir uma proteção mais completa contra a doença. Ela protege contra outras cepas do vírus que estão circulando. Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e estão com o esquema vacinal completo há mais de 4 meses, devem receber a dose da bivalente para conferir maior proteção contra a Covid-19.
Fazem parte do grupo prioritário: idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão o seu esquema de vacinação encerrado. Isso significa que só deverão receber novas doses caso seja recomendado em outras campanhas.
Por que se vacinar?
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é preciso considerar que a efetividade das vacinas diminui com o passar do tempo e faz-se necessário essa renovação da proteção para prevenção da doença. Os imunizantes protegem contra as formas mais graves da Covid-19, evitando o agravamento do quadro clínico em casos de infecção pelo vírus.
Com informações da Sesa