No Dia Nacional do Doador de Sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), sente a baixa procura por doadores no mês de novembro. A escassez é preocupante especialmente com as festas de final de ano, temporada de verão e férias escolares se aproximando.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Conforme a assistente social, responsável pela captação de doadores, Nádia Cristina Tadra, a necessidade de doadores não ocorre apenas nesta data, é constante. “Recebemos o doador com ‘tapete vermelho’ porque ele é a pessoa mais importante, pois salva vidas. Nunca sabemos quem vai precisar daquele sangue naquele dia. A pessoa vem aqui com a maior boa intenção, sem pensar em alguém específico. Isso é um gesto de solidariedade, de amor que não tem tamanho”, enfatiza.
Procura tímida preocupa
A assistente social vê com estranheza a baixa procura no mês de novembro. “Estamos percebendo o mês de novembro mais tímido de todos os tempos. Ficamos um pouco surpreendidos porque geralmente os doadores mais antigos e que têm frequência, sempre vêm nessa época, mas este ano, a procura está um pouco tímida”, lamenta Nádia Trada.

A profissional espera que o fluxo aumente o quanto antes. Segundo ela, com o número maior de pessoas no litoral paranaense a partir de dezembro, a necessidade de mais doadores também é acrescida. “Não podemos ficar em baixa, pois o final de ano está se aproximando e quando não temos sangue aqui, o Hemepar de Curitiba precisa repor e isso é muito grave, porque a Capital tem muita demanda, muitos hospitais para atender. Paranaguá, que atende toda a região litorânea, precisa ter o estoque abastecido. Pedimos que os doadores venham antes de fazer suas festas de final de ano, antes de sair de férias”, reforça.
Como agendar?
O Hemepar de Paranaguá conta com o número de WhatsApp (41) 3420-6663 para agendamento das coletas. Um link será enviado para que o doador agende a coleta.
Quem pode doar?
Pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 51 quilos, estejam em boas condições de saúde e apresentem um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais. O doador deve estar bem alimentado e hidratado. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.




