O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado anualmente em 14 de junho, com o objetivo de homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar milhares de vidas.
Doadora de sangue há mais de 15 anos, Adriana Rippel, moradora em Paranaguá, ressalta a importância de poder ajudar o próximo. “Só em saber que salvo no mínimo quatro vidas quando faço a doação de sangue é revigorante e me deixa muito feliz. Sinto-me uma supermulher”, disse Adriana, que, além de ser doadora de sangue, é uma incentivadora da doação. “Que todas as pessoas que têm um coração com amor ao próximo façam a doação. Não dói nada e a gente fica mais leve, porque o sangue que sai aumenta nosso coração de amor”, completa.
Porém, neste momento da pandemia do Coronavírus, em que o isolamento social é a principal medida protetiva contra a proliferação do vírus, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta para a baixa do estoque, aumentando a necessidade de novas doações.
Agendamento
O Banco de Sangue de Paranaguá parabeniza todos os doadores por seu dia, e reforça o convite para que a população para que mais pessoas sejam doadoras. “Nos procure, as doações devem ser agendadas através do telefone (41) 3420-6663, lembrando que doar sangue é um ato de amor”, enfatiza o chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hemepar de Paranaguá, Ricardo Moura.
Requisitos básicos para doar sangue
– Ser maior de 18 anos.
– Menor de idade somente acompanhados de pais ou responsáveis legais.
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Apresentar-se com documento original com foto.
– Estar em boas condições de saúde.
– Contemplando os itens acima será feito o cadastro e passará por uma triagem clínica.
Horários de Atendimento
O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30, somente com agendamento.
A UCT fica na Avenida Gabriel de Lara n.º 657. Telefones (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663.
Importância
A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a transfusão de sangue e produtos sanguíneos salvam milhões de vidas todos os anos. Embora a necessidade de sangue seja universal, há uma diferença importante no nível de acesso dentro e fora dos países. Em maio de 2005, durante a 58.ª Assembleia Mundial da Saúde, ministros da saúde de todo o mundo fizeram uma declaração unânime de compromisso e apoio para a doação voluntária.