No próximo sábado, 30, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o “Dia D” de vacinação contra a gripe e sarampo em todas as unidades básicas de saúde (UBS), algo que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra as duas doenças. A programação será o marco inicial da ampliação dos públicos-alvo da imunização contra a Influenza, alcançando agora, por exemplo, crianças de seis meses a cinco anos de idade, entre outros grupos, bem como reforça a imunização contra o sarampo do público infantil.
“A partir do dia 30 até o dia 6 de junho, serão vacinados contra a Influenza crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional”, explica a Prefeitura de Guaratuba.
Além disso, idosos com 60 anos ou mais, bem como trabalhadores da saúde, que já estavam sendo alcançados pela atual campanha de vacinação contra a gripe, prosseguem podendo se imunizar contra a doença em Guaratuba nas unidades de saúde. “Já contra o sarampo, o público-alvo de vacinação são crianças de seis meses a menores de cinco anos”, informa. “Vacinas salvam vidas! Vacine-se!”, completa a Secretaria de Saúde
Covid-19
De acordo com a pasta de Saúde, Guaratuba segue com todas as etapas vacinais contra a Covid-19, algo que inclui a aplicação da quarta dose liberada para cidadãos acima de 60 anos. “A vacinação ocorre na Central de Vacinação, no ginásio do Parque Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h”, explica a Prefeitura. A imunização ocorre por livre demanda, sem necessidade de agendamento.
Para a quarta dose é necessário intervalo de quatro meses desde a vacinação com a dose de reforço (DR). Com relação à segunda dose, o intervalo de acordo com a data inicial da imunização contra a pandemia.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba