A terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Dengue começou no dia 20 de setembro e segue até o dia 27 de outubro. O público-alvo compreende pessoas de 9 a 44 anos que já tomaram a primeira ou a segunda dose. O levantamento realizado até a tarde de segunda-feira, 16, apontou que 3.960 pessoas já se imunizaram com a segunda dose da vacina (16,57% do público) e 18.046 com a terceira (43,66% do público).
A vacina, desenvolvida pelo laboratório Sanofi Pasteur, protege contra os quatro sorotipos da doença. O Governo do Estado do Paraná investiu R$ 75 milhões e já apresenta resultados positivos tendo em vista a queda no número de casos após a epidemia.
Algumas pessoas, ainda pertencendo à mesma faixa etária, não podem se imunizar contra a dengue. Não podem tomar a vacina contra a dengue gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas e pessoas em tratamento de radioterapia ou quimioterapia.
Em todo o litoral do Paraná, 179 casos foram notificados, mas nenhum foi confirmado
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no dia 10 de outubro, foram 179 casos notificados em todo o litoral do Paraná, mas nenhum foi confirmado. Em todo o Estado, foram registrados dois casos de dengue com sinal de alarme no município de Foz do Iguaçu, nenhum caso de dengue grave e nenhum óbito.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
16,57% do público que precisa tomar a segunda dose se imunizou até a segunda-feira, 16
Além de todas as unidades de saúde de Paranaguá, a população pertencente à faixa etária estipulada pode procurar por outros locais para se vacinar. No dia de hoje, 18, haverá equipes de vacinação na empresa CBL Líquidos, no SESI, no Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, na Casa de Convivência em Alexandra, Colégio Estadual de Alexandra e no Shopping Estação Mall.
Uma unidade fixa ficará no Sesc Paranaguá durante toda a campanha das 12h às 20h de segunda à sexta-feira. Ainda há as equipes volantes, que passam nos bairros convidando as pessoas para participar da campanha e colaborar com a queda dos índices de casos de dengue em Paranaguá. Durante os fins de semana, as equipes também atuam em supermercados da cidade. Segundo a 1.ª Regional de Saúde, aos sábados, as equipes estão nos estabelecimentos das redes Bavaresco, Condor e Muffato durante tarde e noite. Já aos domingos, somente no período da manhã, já que alguns supermercados fecham às 13h.