A unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá – “Marcos Vinicius dos Santos Costa”, voltada para o tratamento de pessoas com câncer, foi uma grande conquista para a cidade. Inaugurada em janeiro de 2020, o espaço tem conseguido ampliar o número de atendimentos, fazendo com que os pacientes se desloquem com menos frequência à capital do Estado.
No mês de julho, 142 pacientes foram acompanhados na unidade em Paranaguá, gerando 642 atendimentos, um crescimento de 27% em relação a junho.
A diretora de apoio da unidade, Janaína Ibrahim, contou que entre os serviços prestados estão as consultas com cancerologista, oncologista clínico, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista.
“Também são realizados exames de sangue, preventivos ginecológicos, biópsias, curativos, além da infusão de quimioterapia e dispensação de quimioterápicos orais, hormônios e medicamentos para dor”, explicou Janaína.

Plano de enfrentamento
Em março, houve uma pausa nos atendimentos em Paranaguá, em função da pandemia do novo Coronavírus. Mas, logo depois, os serviços foram regularizados. Para isso, a diretora de apoio destacou que várias medidas foram adotadas para segurança da equipe e dos pacientes.
“Temos um plano de enfrentamento à Covid-19, o qual contempla ações de combate, prevenção e cuidados aos pacientes e profissionais de saúde/administrativos envolvidos nos atendimentos prestados pelas diversas unidades da Liga Paranaense de Combate ao Câncer. O plano contempla ações desenvolvidas pelas equipes de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Segurança do Paciente, Medicina do Trabalho e Direção Geral e Técnica, são revistas e atualizadas semanalmente, seguindo os protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde e indicadores de risco específicos da região”, relatou Janaína.
Segundo ela, todos os atentimentos são realizados com horário agendado, dentro de uma distribuição que garanta o fluxo e movimentação adequados à gravidade que o momento requer.
“As rotinas de higienização e cuidados com o ambiente e pessoas foram reforçadas, inclusive o monitoramento de temperatura e sintomas ao entrar na unidade. Equipamentos de proteção individual específicos e rotinas de cuidados assistenciais são utilizados para a garantia de bem-estar de toda a equipe”, afirmou a diretora.
Também foram disponibilizados canais de agendamento e linha de comunicação via telefone e Internet. “Isso representa uma evolução no processo de agendamento de consultas, exames e procedimentos, evitando deslocamentos dos pacientes e riscos desnecessários”, completou Janaína.
A implantação da unidade avançada no município se deve à união de esforços da Prefeitura de Paranaguá com o Hospital Erasto Gaertner, integrando o projeto “Erasto Mais Perto de Você”. O município litorâneo abriga a segunda e a maior unidade do Paraná. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, mensalmente, são investidos R$ 200 mil em insumos, folha de pagamento, entre outros para o funcionamento da unidade avançada. O espaço tem capacidade de realizar até 20 quimioterapias e 60 consultas ao dia.