Em Paranaguá, evento foi organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Ação irá alcançar o total de 43 municípios do Paraná até o final do mês
Na tarde de sexta-feira, 25, Paranaguá recebeu o evento "Paraná Rosa", organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) da Prefeitura de Paranaguá. Várias ações foram oferecidas no evento com foco na saúde das mulheres alusivo ao Outubro Rosa, entre eles coletas de preventivos de colo do útero, agendamentos de mamografias, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações quanto à violência contra a mulher, bem como diversas outras atividades.
O evento aconteceu frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, na região central do município. Incluindo Paranaguá, o Paraná Rosa irá percorrer ao todo 43 municípios do Estado durante o mês de outubro. A campanha foi idealizada pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e conta com o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Prefeito Marcelo Roque destacou a importância do Paraná Rosa e da prevenção ao câncer em Paranaguá, agradecendo ao governador o evento e atenção ao litoral
"Agradecemos ao governador Ratinho Júnior que tem olhado muito pelo litoral. Foi um evento que foi iniciado pela primeira-dama do Estado e reforça a campanha de Outubro Rosa que é realizada aqui em Paranaguá. Todas as secretarias estão envolvidas, junto à 1.ª RS, quem passou aqui pela tarde viu várias pessoas fazendo o seu trabalho com foco principal na prevenção e combate ao câncer", destaca o prefeito Marcelo Roque. "Nada melhor do que fazer este evento também em frente ao futuro Centro de Oncologia que tem data para ser inaugurado em janeiro de 2020, com atendimento a ser iniciado em fevereiro", complementa, destacando a parceria contínua entre município e Estado. O prefeito esteve no evento acompanhado da primeira-dama do município, Amanda Roque.
O diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, afirmou que o evento é importante, pois chama a população de Paranaguá e do litoral para se somar à luta contra o câncer, em particular, no Outubro Rosa, o câncer de mama e de útero. "Vejo com muita satisfação o envolvimento de todos. As mulheres do litoral atenderam o nosso apelo e vieram em massa ao serviço de saúde, o resultado disso é que nós tivemos uma sobrecarga inclusive nos nossos exames, especialmente de mamografia, que é muito importante, mas que nos próximos 40 dias nós vamos poder atender plenamente todas as mulheres. Mais do que a mamografia, este é um momento para chamar a atenção para que as pessoas tenham bons hábitos da saúde, visto que o câncer pode ser evitado desta forma", acrescenta.
"As mulheres do litoral atenderam o nosso apelo e vieram em massa ao serviço de saúde", ressalta o diretor da 1.ª RS, José Carlos de Abreu, sobre o Outubro Rosa
"Trabalhamos para a prevenção do câncer de mama. No governo Ratinho Júnior, a decisão foi de chegar mais perto das pessoas nos municípios, onde os cidadãos moram, vivem, adoecem e se curam. Promoção e atenção à saúde se faz no município. Paranaguá entrou na lista definida pela primeira-dama do Paraná e nós da SESA tivemos a responsabilidade de organizar a logística de trazer o Paraná Rosa", explica Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde. "Estamos defendendo com toda a garra a prevenção e promoção da saúde da mulher", complementa.
"O trabalho preventivo é sempre o melhor remédio. Estamos aqui com uma estrutura de estandes abertos, com vários exames e serviços, em um trabalho conjunto para mostrar para as mulheres que elas precisam sempre se cuidar", afirma a secretária municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro.
Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, destacou que Paraná Rosa foi iniciativa da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa
SOBRE O PARANÁ ROSA
Até a sexta-feira, 25, o Paraná Rosa agendou mais de sete mil exames que previnem doenças nas mulheres. A caravana promoverá ações até o dia 31 e percorrerá o total de 43 municípios "com unidades móveis de atendimento para realização de exames e testes rápidos, além de orientações sobre prevenção de várias doenças, com foco no câncer de mama e de colo de útero", explica a SESA. "Do início do mês até agora, a caravana passou por 33 cidades e teve um público estimado de 6 mil pessoas. Foram realizados 942 agendamentos para mamografia, 925 preventivos do câncer do colo do útero e mais de 5 mil testes rápidos de HIV, Hepatites e sífilis", finaliza a assessoria.
Estrutura foi montada para atender munícipes
Estado e município se envolveram na realização do Paraná Rosa em Paranaguá
Equipe do município no evento
Autoridades participaram do "Paraná Rosa"