Até o fim de fevereiro, a Prefeitura de Antonina, por meio da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a aplicação de “fumacê” para combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, responsável pela transmissão da Dengue e outras doenças como a Chikungunya e Zika vírus, em todos os bairros do município. A iniciativa está ocorrendo todos os dias do mês no período da manhã, no fim da tarde e da noite.
“A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria de Saúde, e Vigilância em Saúde informa que o carro do fumacê estará circulando nos bairros todos os dias do mês de fevereiro. Pedimos a toda comunidade que no trajeto do carro deixem portas e janelas de suas residências abertas para que o combate ao mosquito Aedes aegypti seja mais eficaz”, afirma a assessoria do município. Os horários da passagem do veículo serão das 6h às 10h e das 17h às 21h”, informa o município.
Segundo a assessoria, o carro fumacê possui como objetivo “quebrar o ciclo de reprodução do mosquito Aedes Aegypti”, informa. “A ação do fumacê tem como objetivo combater a proliferação do mosquito da dengue e de doenças que são transmitidas. A aplicação do fumacê se dá como último recurso para a eliminação do mosquito, sendo que o uso deste recurso visa eliminar o mosquito em sua fase adulta, que é quando se dá a transmissão do vírus por meio da picada”, completa.
“Orientamos a população dos bairros que estão sendo atendidos que abram as portas e janelas durante a passagem da bomba pulverizadora, para que o produto tenha o alcance ampliado, também solicitamos, que isolem seus animais em ambientes fechados e que as pessoas com problemas respiratórios fiquem em local isolado da residência durante e até 30 minutos após a aplicação do inseticida”, informa a Prefeitura, destacando que o procedimento segue manual do Ministério da Saúde (MS).
Mutirões contra a Dengue
Na quinta-feira, 29, acontece em Antonina o Mutirão de Limpeza de Manguezais, realizada pela Portos do Paraná com apoio do Governo do Estado, a Cia Ambiental, a Colônia de Pescadores Z-8 de Antonina e o KM-4 Coleta Seletiva de Antonina. Além disso, serão realizadas pela Prefeitura de Antonina ações de combate à Dengue com equipes das secretarias municipais da Saúde juntamente com a Vigilância em Saúde, Meio Ambiente, Pesca e Obras. “Os esforços de limpeza serão concentrados na região do bairro Portinho, na localidade Plinio e Cabral”, informa o município.
Casos de Dengue em Antonina
De acordo com o Informe n.º 24 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na terça-feira, 27 , que analisa o período epidemiológico desde 22 de agosto de 2023, Antonina registra 1.250 casos confirmados da Dengue, entre eles um com sinais de atenção com a doença. Além disso, o município contabiliza três mortes devido à doença. O último boletim apontou também que o município registra dois possíveis casos de Chikungunya em investigação.
Com informações da Prefeitura de Antonina