Neste mês, diversas ações são voltadas para a conscientização da importância da saúde mental, em função do Setembro Amarelo. O Colégio Diocesano Leão XIII tem realizado diversas atividades voltadas para a valorização da vida, tema central da campanha.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
A professora de Ensino Religioso e História, Juliana da Silva Malaquias, trouxe uma proposta diferente para que os estudantes reflitam sobre suas emoções e a importância de contar com o apoio das pessoas ao redor.

“Para colocar essa reflexão em prática, os alunos do 8.º ano organizaram um belo gesto de acolhimento. Eles entregaram balões amarelos com mensagens de carinho e esperança para amigos e funcionários do Colégio, um ato de empatia que reforçou a importância do cuidado mútuo e da solidariedade”, contou Juliana.
A adolescência é uma fase de mudanças que, segundo a professora, os alunos nem sempre compreendem com clareza. Por isso, propor um diálogo, um momento de espiritualidade, de autocuidado e valorização da vida, mostra que cada um tem um papel importante na sociedade e que todos são especiais.

“Abordar esse tema nessa faixa etária é essencial, pois busca entender as emoções de cada um, a forma de agir e também de lidar com diversas situações, sejam elas fáceis ou difíceis. Mostrar que o outro, muitas vezes, pode nos ajudar, com uma palavra, um abraço, um carinho, trabalhando também a empatia”, enfatizou a professora Juliana.
Cuidado o ano todo
Durante todo o ano, o Colégio Diocesano Leão XIII desenvolve o Serviço de Orientação Psicológica, com suporte emocional. Por duas vezes na semana, uma psicóloga trabalha com escuta ativa, ouve as demandas pedagógicas e psicológicas dos alunos. O serviço também é estendido aos funcionários que atuam no espaço, como forma de construir um ambiente acolhedor.

Sobre a campanha Setembro Amarelo
De acordo com a campanha, o Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda emocional. A primeira edição ocorreu há cerca de 10 anos e, desde então, a mobilização tem crescido e ajudado a ampliar a discussão sobre o cuidado com a saúde mental em vários ambientes, entre eles escolas, empresas e espaços públicos.


Da Assessoria do Colégio Diocesano Leão XIII




