conecte-se conosco

Ciência e Saúde

70% das crianças de 1 a 4 anos de Guaratuba foram vacinadas contra a Poliomielite

Ação no sábado fará busca ativa nos bairros para aumento da cobertura vacinal

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na quarta-feira, 14, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), emitiu comunicado onde destacou que 70% das crianças de 1 a 4 anos, público-alvo da vacinação contra a Poliomielite, foram imunizadas contra a doença. O objetivo é vacinar 95% do público infantil da faixa etária em questão, algo que fez com que município lançasse a realização de uma busca ativa de crianças para imunização, que acontecerá em diversos bairros de Guaratuba no sábado, 17.

“O município de Guaratuba realizará uma ação de busca ativa de crianças com idade de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias para vacinação contra a poliomielite, doença altamente contagiosa popularmente conhecida por causar a paralisia infantil.  A ação acontecerá no sábado, 17, das 13h às 17h, em determinadas áreas de maior vulnerabilidade social e dificuldade de acesso (Mirim, Piçarras, Cohapar, Coroados, Nereidas e na área rural do Cubatão e Descoberto) que um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde indiciou a existência de crianças sem vacina”, aponta a assessoria.

Segundo a prefeitura, a busca ativa ocorrerá pontualmente em casas indicadas pelo levantamento com crianças não-vacinadas. “A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até 30 de setembro por conta do baixo índice vacinal em todo o país. A vacinação contra a doença em Guaratuba mesmo com várias ações nos Centros Municipais de Educação Infantil e escolas chegou ao índice de 70%. A meta é chegar em 95% até o final da campanha nacional”, afirma a Secretaria de Saúde.

Imunização acontece nas unidades de saúde

De acordo com o município, é necessário que todas as crianças de 1 até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) tomem uma dose do imunizante em questão. “A Poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos e pode causar a paralisia infantil. O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar”, alerta. 

“A vacina contra a pólio também está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município. Nas UBS’s Cohapar, Piçarras, Figueira e Coroados o atendimento está sendo realizado em horário estendido, até as 19h”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba. Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (41) 3472-8784.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress