Ciência e Saúde

Cobertura vacinal contra a Poliomielite em Guaratuba alcançou apenas 32,7%

Prefeitura pede adesão da população na imunização de crianças de um a cinco anos

b2muovrs

Na quarta-feira, 24, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria da Municipal de Saúde, emitiu alerta à população com relação à baixa cobertura vacinal contra a Poliomielite em campanha de imunização que está em andamento no município. Segundo a Prefeitura, até o momento, apenas 32,7% das crianças de um a cinco anos, público-alvo da campanha de imunização, estão vacinadas contra a doença. Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde irão até os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) imunizar crianças contra a Poliomielite, com o intuito de aumentar a cobertura vacinal em Guaratuba. 

“A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população quanto à necessidade de vacinação contra a Poliomielite, doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos. Todas as crianças de um ano a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar uma dose da vacina ‘gotinha’. A cobertura vacinal contra a poliomielite em Guaratuba está muito baixa, cerca de 32,7 %. O ideal é que a cobertura atinja 95%”, afirma a Prefeitura.

De acordo com a pasta municipal, na quinta-feira, 25, assim como na sexta-feira, 26, “equipes das Unidades Básicas de Saúde e da Epidemiologia irão até os Centros Municipais de Educação Infantil para verificar a carteirinha de vacinação e realizar a vacina contra poliomielite nas crianças que ainda não foram imunizadas”, completa.  “Importante que os responsáveis pelas crianças enviem para o CMEI a carteirinha de vacinação nesses dias, mesmo que as crianças já tenham recebido a vacina”, reforça a assessoria.

“A Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite vai até o dia 9 de setembro. A vacinação contra a pólio ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Você também poderá gostar

Cobertura vacinal contra a Poliomielite em Guaratuba alcançou apenas 32,7%

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Cobertura vacinal contra a Poliomielite em Guaratuba alcançou apenas 32,7%

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.