conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Cartões SUS podem ser confeccionados e atualizados nas UBS de Paranaguá

A confecção do Cartão SUS é rápida e fácil

Publicado

em

Paranaguá está positivamente avançada na vacinação contra a Covid-19, com mais de 60 mil primeiras doses aplicadas, algo que representa mais de 50% da população maior de 18 anos imunizada contra a doença até o momento.

As unidades básicas de saúde de Paranaguá são os locais definidos pela prefeitura para que o cidadão faça a atualização de dados cadastrais e receba seu Cartão SUS. O documento tem grande importância no momento de consultas médicas e vacinas.

Apesar de ser um documento válido em todo o país, para a vacinação é importante que ele esteja atualizado na cidade. A atualização é necessária já que as doses chegam conforme o número populacional de cada município.

A confecção do Cartão SUS é rápida e fácil. Basta o cidadão procurar uma unidade básica de saúde para realizar o procedimento fundamental para receber a vacina.

O Cartão SUS também pode ser online. O interessado pode baixar o aplicativo “Conecte SUS” em seu celular para obter o documento e apresentar no momento da vacinação. Mesmo assim, é preciso estar com os dados atualizados.

Em decorrência da grande movimentação na Estação Ferroviária, local de vacinação contra a Covid-19, não será possível fazer ou atualizar o Cartão SUS no local.

O prefeito Marcelo Roque destaca a importância da atualização do Cartão SUS, para estar apto a vacinação. “É importante que as pessoas atualizem o Cartão SUS, aqui na estação não está sendo realizada a confecção ou atualização, aqui estamos utilizando a estrutura somento para a aplicação das vacinas. Também estamos deixando a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde à disposição, como no sábado, eles ficaram até a meia noite para atender a população. Para fazer o cartão SUS a pessoa deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde próximo a sua residência, é bem simples e rápido de fazer”, enfatiza o prefeito explicando que as doses aplicadas são registradas no sistema e faz-se necessário estar com o documento cadastro no município.

De forma geral, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que no momento da vacinação a população esteja com um documento original com foto, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência. Alguns grupos precisam apresentar pontualmente outros documentos como laudo médico ou declaração da instituição em que trabalha.

Percurso vacinação drive thru

Vale ressaltar que em dias de força tarefa de vacinação contra a Covid-19, o número de pessoas que buscam a Estação Ferroviária para receber o imunizante é grande. Para agilizar o processo entre a chegada e a aplicação da dose, além de um maior controle no trânsito. A Prefeitura de Paranaguá preparou um percurso para aqueles que procuraram o serviço por meio do drive thru.

Confira como será o trajeto

O motorista deve acessar a Rua Comendador Correia Júnior, via de início da fila. Após, seguir pela Rua Manoel Corrêa e entrar na Avenida Coronel José Lobo. O caminho continua pela Rua João Eugênio até entrar na Maximiliano da Fonseca, local de vacinação contra a Covid-19.

Guardas municipais estarão em pontos estratégicos para orientar os condutores.

A população que chega a pé, permanece sendo vacinada no interior da Estação Ferroviária.

Fotos: SECOM/PMP