conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha da Portos Paraná alerta trabalhadores sobre prevenção ao câncer de pele

Profissionais da saúde orientaram sobre os fatores de risco

Publicado

em

Fotos: Portos do Paraná

Uma campanha de prevenção ao câncer de pele realizada pela Portos do Paraná alerta trabalhadores da própria empresa pública, de empresas contratadas e operadores portuários sobre os riscos de exposição excessiva ao sol. Na abordagem aos colaboradores das sedes administrativas, do Pátio de Triagem e da faixa portuária, os profissionais da saúde orientaram sobre os fatores de risco, sintomas e como prevenir a doença.

“Grande parte da atividade portuária ocorre diretamente no cais, onde os trabalhadores ficam mais expostos à luz solar. Por isso, reforçamos a orientação e os cuidados de todos que atuam nessa área”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Abordagem foi realizada aos colaboradores das sedes administrativas, do Pátio de Triagem e da faixa portuária
Fotos: Portos do Paraná

DIAGNÓSTICOS

Dados do Painel da Oncologia do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 205 mil diagnósticos de câncer de pele entre 2013 e 2021. Ainda de acordo com os registros, o Paraná é o segundo estado em número de casos, com 27 mil, atrás apenas de São Paulo.

“É muito importante levar essa informação para o trabalhador. Nosso objetivo não é só orientar para o período de trabalho, mas também nas horas de lazer. A gente conta que o funcionário seja um multiplicador dessa prevenção entre seus familiares”, afirma a técnica em Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, Jamile Ghidetti Marçal.

AÇÃO 

A ação iniciada pela pelos portos do Paraná concluída na segunda-feira, 28, conscientizou mais de 500 pessoas, entre colaboradores da empresa pública e trabalhadores portuários.

A cada mês a empresa pública trabalha temas de conscientização voltada a todos que atuam na atividade portuária. Em 2022, as campanhas nos dois primeiros meses foram realizadas contra a Covid-19 e a prevenção e combate à dengue.

A cada mês a empresa pública trabalha temas de conscientização voltada a todos que atuam na atividade portuária
Fotos: Portos do Paraná

PREVENÇÃO

Os sintomas do câncer de pele podem se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Por isso, é importante um exame clínico feito por um médico especializado para fazer uma biopsia.

Já os fatores de risco podem envolver o histórico familiar de câncer de pele, exposição ao sol sem proteção adequada, exposição prolongada ao sol na infância e adolescência, entre outros. Por outro lado, a prevenção pode ser determinante para evitar a doença, entre elas, evitar a exposição prolongada entre as 10h às 16h, usar camiseta longa, cobrir partes do corpo mais expostas ao sol, usar óculos escuro e filtro de proteção solar com, no mínimo, 30 FPS.

Fonte: AEN