conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Boletim da Dengue confirma mais 27 casos no litoral do Paraná

No Paraná foram mais 431 casos da doença e nenhum óbito

Publicado

em

Foto: Arquivo / Sesa

Na terça-feira, 28, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o informe epidemiológico da Dengue n.º 14, que compreende o novo período sazonal da doença, que vai de julho deste ano até agosto de 2024, de acordo com o calendário epidemiológico definido pelo Ministério da Saúde.

Conforme consta nos dados técnicos, neste boletim o litoral paranaense registrou 27 novos casos de Dengue, doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. A região litorânea registra, então, os casos de pessoas infectadas e de casos suspeitos neste novo período de monitoramento, em 2023. Além disso, o boletim apresenta outras informações de notificações, casos suspeitos e óbitos da doença.

LITORAL

No informe divulgado pela Sesa, o litoral contabiliza 272 casos de Dengue, sendo Paranaguá (222); Guaratuba (16); Antonina (16); Pontal do Paraná (11) e Matinhos (7). Os municípios de Morretes e Guaraqueçaba não confirmaram novos casos neste período epidemiológico.

Segundo a Sesa, Paranaguá é a terceira cidade do Estado com o maior número de casos confirmados de dengue, com 222 no total. Além disso, o município registra 302 notificações, 36 casos descartados, 41 casos suspeitos e nenhum óbito.

Foto: Pedro Ribas/AEN

O litoral do Paraná tem 67 casos em investigação da doença, sendo Paranaguá (41); Pontal do Paraná (8); Guaratuba (6); Antonina (6); Morretes (3); Matinhos (2) e Guaraqueçaba (1).

Em relação a Chikungunya, não há confirmações nos municípios que compõem a 1.ª Regional de Saúde.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue registra 431 novos casos no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. São 3.522 casos desde o começo desse período epidemiológico.

Todas as 22 Regionais de Saúde têm casos confirmados e 208 municípios registraram casos com a doença, o que representa 52,1% do Estado. As cidades com mais casos confirmados são Londrina (601), Maringá (529), Paranaguá (222), Paranavaí (172), Foz do Iguaçu (112) e Santa Izabel do Oeste (93).

O novo informe não registra novos óbitos pela doença. Até o momento foi confirmada uma morte por dengue. Os casos notificados passam de 27 mil e abrangem 348 cidades.

“O Governo do Estado mantém o alerta e a vigilância apoiando as ações de combate e controle da dengue em todas as regiões e municípios. Estamos entrando em uma época do ano com tendência a temperaturas mais altas e, portanto, à maior incidência de casos da doença também”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CHIKUNGUNYA

O novo boletim confirma ainda três novos casos de Chikungunya, somando 20 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 15 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 203 casos em investigação e 287 notificações.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika. Foram registradas 27 notificações.

Com informações da Sesa

plugins premium WordPress